ASSINE
search button

Filme retrata Faixa de Gaza com base em livro de Anne Frank

Documentário foi encenado por atrizes palestinas

Compartilhar

O filme intitulado "What Does Anne Frank Mean Today" ("O que Anne Frank significa Hoje", em tradução livre), do diretor croata Jakov Sedlar, narra em árabe os conflitos atuais entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, intercalando com a história de Anne Frank. O longa que foi filmado, em alguns momentos, a apenas três quilômetros da faixa de Gaza, conta com atuação de oito atrizes palestinas que interpretam Anne e também com depoimentos verídicos de palestinos sobre a região, segundo informações do site de cinema norte-americano "Deadline".   

"Por que uma nação está gastando mais dinheiro com guerra do que com a saúde, educação e arte?". A frase escrita por Anne Frank há 40 anos é narrada por uma das jovens atrizes palestinas, enquanto a cena de um bombardeio de 2014 em uma escola da região de Gaza ganha a tela. A ideia do diretor foi justamente mostrar o "horror" que, independente dos motivos, uma guerra traz. Para isso, Sedlar mescla narrações do famoso livro "O Diário de Anne Frank", obra escrita em 1945 quando a menina judia passou dois anos na Holanda fugindo da perseguição nazista, com histórias sobre a guerra de hoje no Oriente Médio.    

O diretor croata contou que conversou com israelenses antes de começar as filmagens e os alertou sobre os efeitos que a obra pode causar no mundo de hoje. "Fale com seus amigos sobre Anne Frank, lhes conte sobre o Holocausto", pediu Sedlar durante uma audiência. Ele ainda disse que espera que sua obra possa abrir os olhos do mundo para os conflitos que acontecem atualmente na região palestina.