ASSINE
search button

Projeto A Arte do Rio ganha 16ª edição na Galeria H. Rocha, em Copacabana

Compartilhar

Os artistas Benjamin Rothstein, Gilda Goulart, Sergio Ferreira, Solange Palatnik e Yolanda Freire apresentarão esculturas e pinturas em diferentes técnicas na 16ª edição do projeto A Arte do Rio. A mostra coletiva, criada em 2000 pela curadora Celina Azeredo, reunirá 15 obras inéditas, a partir de 04 de agosto, na galeria H. Rocha, no Cassino Atlântico, em Copacabana.

“O Rio de Janeiro foi o primeiro centro catalizador de processos artísticos modernos no país. Os cinco participantes desta edição vivem e trabalham na cidade. Nosso objetivo é valorizar a cena artística local”, diz a curadora Celina Azeredo. Para a exposição, Benjamin Rothstein produziu quatro pinturas em tinta acrílica sobre tela, onde explora a passagem do tempo e a fragilidade humana. A partir de imagens de árvores, mostra diferentes gerações e visões de mundo sob uma mesma sombra.

A possibilidade de transformar a natureza é tema recorrente no trabalho da carioca Gilda Goulart. Com mais de 50 anos de carreira, a artista discute o desequilíbrio ecológico causado pela evolução humana a partir de três obras de 12x44cm, com a técnica fotogravura sobre papel, da série “Planeta Terra Futuro Incerto”.

Inspirado em artistas como Miró e Matisse, Sergio Ferreira apresenta três telas da série Rio Orla, com o cotidiano carioca, e três esculturas em pequeno formato, onde explora a relação do espaço com a figura humana. Solange Palatnik trabalha com tinta acrílica, utilizando técnicas próprias de relevos feitos com colheradas de tinta em grandes formatos. Para a exposição ela leva trabalhos que valorizam o universo feminino, sempre com muitas cores e flores.  

Artista que já participou duas vezes na Bienal de São Paulo, Yolanda Freire apresenta três pinturas a óleo sobre cascas da árvore Birken, trazidas da Europa. Com seu trabalho, lida com temas como metamorfoses, início e término da vida.