ASSINE
search button

mBrac abre inscrições para primeira convocatória para residência artística

Selecionados residirão durante 30 dias no pavilhão destinado a receber pacientes psiquiátricos

Compartilhar

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) abre, pela primeira vez, uma convocatória para a Casa B, seu programa de residência artística. A ação é um dos projetos contemplados do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

As inscrições começam no dia 15 de julho e vão até 31 de agosto e deverão ser feitas pelo email [email protected]. Na inscrição, os candidatos, que devem ter 18 anos ou mais, devem apresentar uma proposta de residência inédita e alinhada à temática 'Conexão, Imersão, Ocupação', que orienta a realização do programa.

Além da ficha de inscrição, disponível aqui , o proponente deverá apresentar currículo, portfólio e projeto. Serão selecionados cinco artistas ao total, sendo cada um de uma região do país, que receberão R$ 6.000 como prêmio.

Os artistas, que residirão concomitantemente durante 30 dias em um espaço do Museu que foi um pavilhão destinado a receber pacientes psiquiátricos, terão oportunidade de desenvolver suas pesquisas por meio da imersão no dia a dia da Colônia Juliano Moreira, através do diálogo com a comunidade e com os programas do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.

Deverão ainda realizar um workshop aberto e gratuito para a comunidade – como contrapartida social – de no mínimo três dias e seis horas totais, e escrever um texto sobre a experiência no mBrac que será publicado em catálogo que abordará a experiência dos cinco artistas no território da Colônia Juliano Moreira.

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção composta por uma equipe com dois profissionais das artes de notório saber e um representante do mBrac. 

Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

a) relevância para a promoção de intercâmbio cultural inter-regional, essência do projeto Rede Nacional Artes Visuais, considerando a obra de Arthur Bispo do Rosário e o território do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e da Colônia Juliano Moreira como contexto e referência;

b) clareza quanto à definição da proposta de residência;

c) relevância para a Casa B Residência Artística do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea;

d) adequação em relação aos eixos propostos pela convocatória;

e) currículo e portfólio do(a) artista.

Acesse aqui a convocatória: https://www.museubispodorosario.com/conv.pdf

Serviço: Programa Casa B

Inscrições: de 15 de julho a 31 de agosto

Email: [email protected]

Homologação das inscrições: até 02 de setembro de 2016

Divulgação dos resultados: até 16 de setembro de 2016

Período de realização das residências: 30 dias (de 1 de outubro a 21 de outubro)

Dúvidas: [email protected]