ASSINE
search button

No Dia da Pizza, conheça 10 curiosidades sobre o alimento

Dia Mundial da Pizza é celebrado em 10 de julho

Compartilhar

O mundo celebra neste domingo (10) o Dia Internacional da Pizza, prato ícone da gastronomia italiana. Conheça 10 curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos e amados do planeta.    

1. Origem: 

Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos egípcios,muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália,que surgiu a primeira massa redonda.    

2. Dia da Pizza: 

A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.    

3. Made in Italy: 

Considerada um símbolo nacional, engana-se quem acha que a pizza italiana é feita apenas com ingredientes produzidos no país. Da mussarela da Lituânia ao molho concentrado chinês, do azeite de oliva da Tunísia ao trigo canadense, quase duas em cada três pizzas servidas na Itália usam uma mistura de produtos importados.    

4. Recorde: 

Em maio de 2016, mais de 250 pizzaiolos se reuniram na orla de Napóles, na Itália, para tentar bater o recorde mundial de maior pizza do mundo. Durante 6 horas e 11 minutos, com 2 mil kg de farinha, 1600 kg de tomate, 2 mil kg de mussarela, 200 litros de óleo e 30 kg de manjericão, os napolitanos criaram a pizza mais longa.    

5. Pizzaiolos: 

Essenciais na produção da pizza, os pizzaiolos, há anos, mantêm a tradição gastronômica do alimento, porém ainda sofrem com a falta de leis trabalhistas que garantem os direitos e deveres da categoria. Em junho de 2016, 22 senadores apresentaram projeto de lei que prevê a criação de registro profissional para os responsáveis pela arte da pizza italiana.

6. Brasileira X Italiana:

Vinda junto com os imigrantes italianos no século XIX, a pizza italiana sofreu algumas adaptações para conquistar os brasileiros. Com massa grossa, fina, bordas recheadas ou não, a pizza consumida no Brasil tem os sabores e formatos mais diversos, podendo ser a tradicional, de metro e até de panela de pressão. Cada pizzaria tem seu segredo e sua receita, incluindo no cardápio variedades gourmet e pizzas doces. Já a pizza napolitana é mais fina e a borda menos crocante e simples. Além disso, é menor, para ser comida individualmente. Geralmente, há menos recheio para que os sabores de cada ingrediente sejam explorados ao máximo. Além da Margherita, as receitas mais servidas na Itália são: * MARINARA: é temperada apenas com molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva; * DIAVOLA: base com ingredientes da Margherita com salame picante (ou peperoni); * PROSCIUTTO E FUNGHI CHAMPIGNON: molho de tomate e queijo mussarela permanecem como base, mas são cobertos com fatias de presunto e cogumelos; * 4 STAGIONI: esta pizza é dividida em 4 partes, com 4 ingredientes diferentes (cogumelos, presunto, alcachofra e azeitonas pretas), mantendo a base com molho de tomate e mussarela; * BOSCAIOLA: mussarela, cogumelos e linguiça. * MARE E MONTI: molho de tomate, mussarela, cogumelos, camarões, alho e salsinha.

7. Principais Pizzarias do Brasil:

Segundo o site de viagens TripAdvisor, com base nas qualificações dos usuários, os melhores locais para saborear uma deliciosa pizza a "la brasileira" são: Casa da Pizza(São Paulo), Pizzaria Veridiana (São Paulo), Bráz Pizzaria (São Paulo), Quintal do Bráz (São Paulo), Margherita Pizzeria (São Paulo), Speranza (São Paulo), Mercearia Bresser (Curitiba) e Fornellone (Porto Alegre).

8. Principais Pizzarias da Itália:

De acordo com a classificação "Pizzerie d'Italia del Gambero Rosso 2016", os melhores locais para se comer um dos pratos mais típicos do país são: a Pizzaria Dal Guapo, na Campânia, o estabelecimento Gigi Pipa, em Pádua, no Vêneto, a Pizzaria O'Scugnizzo, em Arezzo, na Toscana, e o Libero Arbitrio, em Maiolati Spontini, em Marcas

9. Consumo :

A pizza é um dos principais alimentos mais ingeridos no mundo. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, o que faz a segunda cidade que mais consome o alimento no mundo ficando atrás apenas de Nova York. Na Itália, são cerca de 1,8 bilhão de pizzas devoradas por ano.

10. Patrimônio da Unesco:

Com o objetivo de promover a arte da pizza napolitana, já que a pizza representa a Itália no mundo, o país lançou a candidatura do alimento para se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. A negociação que envolve 200 países será finalizada apenas em 2017.