ASSINE
search button

Poeta cita Temer 'monstruoso' na abertura da Flip

Armando Freitas Filho é guardião da obra da homenageada Ana Cristina Cesar

Compartilhar

O poeta Armando Freitas Filho citou o presidente interino Michel Temer durante abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta quarta-feira (29). Guardião da obra e amigo da poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983), homenageada na edição deste ano do evento, ele foi questionado pelo mediador se a poesia seria a vida passada a limpo, e respondeu: "A minha poesia, eu a entendo como a que toca todas as coisas, inclusive as mais monstruosas, as coisas horrorosas.... Pode tocar no Temer, por exemplo."

Freitas Filho participou da mesa de abertura junto com o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, que fez um longa sobre Freitas Filho chamado "Manter a Linha da Cordilheira sem o Desmaio da Planície". O poeta Eucanaã Ferraz foi o mediador do debate. 

A influência da crise econômica no mercado e na estrutura da Flip 2016 também teve espaço na abertura. O curador Paulo Werneck abriu a mesa inaugural com uma homenagem a profissionais da área de comunicação e de editoras atingidos pela crise. "Este ano todo jornalista me pergunta da crise. A gente não pode esquecer que crise e crítica têm origem comum na língua grega. Isso faz a gente pensar que a crítica literária, a autocrítica, são bem-vindas, devem ser recebidas com cuidado, como objeto de reflexão", comentou.

>> Poeta e cineasta abrem Flip em clima de amizade e relembram Ana Cristina Cesar