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Aula de Artes com valores sustentáveis: um caminho para a conscientização

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Debates e atividades relacionadas às questões do lixo, reciclagem e reutilização ganham cada vez mais espaço dentro das escolas. Para a coordenadora pedagógica geral do Colégio Sagrado Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ), Rosana Cattete, trata-se de um assunto de extrema importância, uma vez que hoje estão sendo formados jovens cidadãos que, num futuro bem próximo, serão os adultos responsáveis pela relação estabelecida entre a natureza, a utilização dos recursos naturais disponíveis e a sociedade.“É importante que desenvolvam, desde a infância, atitudes sustentáveis para tentarmos garantir a preservação do meio ambiente e, assim, buscarmos amenizar os efeitos negativos da ação do homem na natureza.”       

Acreditando nessa concepção, o CSCM-RJ desenvolveu o projeto “Arte Sustentável” com os alunos do 2º ano Ensino Fundamental I. A professora de Artes, Gabriela Dias, explicou que o objetivo da atividade é mobilizar estudantes, devido à urgência da transmissão de valores que estejam em consenso com a ética ambiental. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência, por meio de produções criadas nas aulas de Artes Visuais, as quais foram inspiradas nas obras de Vick Muniz, Bernard Pras e Jane Perkins, artistas que vão além da estética e utilizam suas obras para transmitir mensagens de consciência e sustentabilidade, e no projeto de arte-educação realizado pela ONG Washed Ashore (https://washedashore.org/), que transforma lixo jogado no mar em obras de arte. 

Eles produziram o painel “Peixe de Brinquedo” em homenagem à vida marinha, muito prejudicada principalmente pelos dejetos plásticos que são diariamente lançados ao mar. As crianças trouxeram de casa pequenos objetos que não são mais utilizados, como brinquedinhos velhos ou quebrados, tampas de caneta e carretéis. “Podemos observar, no decorrer da história, que sempre houve uma interação entre a arte e o universo que a cerca, refletindo costumes, valores, significados e ideais dos indivíduos de cada época. Sob esse prisma, a arte é uma atividade que procura explorar e refletir a realidade, e pode ser uma ferramenta para trabalharmos o conceito do desenvolvimento sustentável”, explicou a professora.               

De acordo com Gabriela, o objetivo do trabalho é levar toda a comunidade educativa a repensar sobre reciclagem e meio ambiente. Para ela, as correlações entre arte e sustentabilidade constituem uma das tendências da sociedade contemporânea, o que demonstra haver conexão entre o espaço real e o artístico. “Através de projetos como este, colaboramos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que muitas coisas jogadas fora podem ser reaproveitadas e que o lixo pode, sim, ser transformado em lindas obras de arte”, disse.

Ainda com a perspectiva de “reciclar ideias e atitudes”, as turmas utilizaram aproximadamente 2 mil tampas de garrafa PET,  além das próprias garrafas, que se transformam em flores, para compor os painéis Maria e O Rio de Janeiro continua lindo, alocados nas áreas externas do colégio. "Aprendi sobre os pontos turístico, como Cristo e Pão de Açúcar, e também que com sucata eu consigo fazer arte", contou a aluna Letícia Thompson, muito orgulhosa pela criação feita em grupo.