ASSINE
search button

Compositores brasileiros são destaque no concerto Trio Paineiras, no Rio

Compartilhar

A música de concerto brasileira tem inúmeras facetas. E é isso que o Trio Paineiras vai revelar na Temporada Sesi de Música Clássica. O grupo vai do repertório inspirado nos estilos populares ao mais contemporâneo, de harmonia complexa e técnica expandida. O concerto, programado para o dia 28 de junho no Teatro SESI Centro, marca ainda a estreia mundial de "Três Telas de W.M. Turner", do compositor Marcos Lucas. Os ingressos vão estar à venda na bilheteria, e também no site www.ingresso.com.

O trio, formado por Batista Junior (clarinete/clarone), Marco Catto (violino/viola) e Marina Spoladore (piano), começa com a "Suite Op.157b", do francês Darius Milhaud. A obra do compositor tem vasta influência dos ritmos brasileiros. Quando viveu no Brasil, Milhaud frequentou salões da elite carioca com Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Oswaldo Guerra e Luciano Gallet.

A peça seguinte, "Três Telas de W.M. Turner", de Marcos Lucas, é composta por três movimentos, e foi criada especialmente para o Trio Paineiras. Inclusive, está sendo gravada para o primeiro CD do conjunto. "Escolhemos o concerto de Marcos Lucas, que é uma peça em três movimentos descritivos na qual o compositor faz essa homenagem ao grande pintor W. M. Turner", explica o violinista Marco Catto.

Na sequência, virão peças de importantes compositores regionais brasileiros: a "Suite Arcor Trio", do paraense Luiz Pardal, e "Fantasia sobre a Muié Rendêra Op.1f". Diferem esteticamente da obra de Marcos Lucas, executada anteriormente. "São peças de compositores brasileiros atuais porém com técnicas de composição bem distintas. O trio do Luiz Pardal é tonal e remete aos diferentes estilos populares da música brasileira", detalha Catto.

O Trio Paineiras

Os três músicos do conjunto são atuantes no cenário da música de câmara e sinfônica do Rio de Janeiro, e desempenham importante atividade acadêmica na UFRJ e na Unirio. A versatilidade da formação para violino/viola e clarineta/ clarone com o Piano é o diferencial do Trio Paineiras. A proposta estética é o incentivo às novas obras de compositores brasileiros, e tê-las lado a lado com obras mais tradicionais. "Procuramos em cada concerto dosar de forma equilibrada composições de períodos e estilos diferentes", explica o violinista.

Música para todos os públicos

A Temporada SESI de Música Clássica tem como foco promover o acesso do público ao gênero musical, fomentando novos ouvintes e promovendo e consagrando grupos que se dedicam ao desenvolvimento da música de câmara. 

O Teatro SESI Centro oferece esta especial programação sempre em uma terça-feira do mês, para quem gosta ou queira conhecer mais de perto a música de concerto, em formação camerística, com ingressos a R$5,00. O horário alternativo, às 12h30, permite ao público conciliar suas atividades profissionais com uma pausa relaxante no seu dia. Ao longo da programação de 2016 o Teatro SESI Centro recebe também os grupos: Maré do Amahã; Quarteto Quartessência; Quinteto EntreSopros; e Música e Vozes ASV.

PROGRAMA:

Darius Milhaud

Suite Op.157b para violino, clarinete e pianoI- OvertureII- DivertissementIII- JeuIV- Introduction et finalMarcos LucasTrês Telas de W.M. Turner (ESTREIA MUNDIAL)I - Ulisses deriding PolifemoII - Rain, steam and speed - the great western railwayIII - The Fighting TemeraireLuiz PardalSuite Arcor TrioI- Tocatta para Celso GomesII- Modinha para CintiaIII- Chorinho às pressas pro Cohen

Liduino Pitombeira

Fantasia sobre a Muié Rendêra Op.1f 

SERVIÇO:

DATA: 28 DE JUNHO DE 2016 – 3ª feira

HORÁRIO: 12H30

LOCAL: TEATRO SESI CENTRO

Av. Graça Aranha, 1 - Centro

Rio de Janeiro

(21) 2563- 4168

Ingressos: R$ 5 | Venda antecipada na Bilheteira do Teatro e no site www.ingresso.com

Funcionamento da Bilheteria: De 2ª a 6ª, de 12h às 20h; no dia da apresentação, às 11h30 e sábados e domingos, sempre duas horas antes da atração.

Informações: (21) 2563-4163 – Bilheteria

Classificação Livre

Duração: 1 hora