ASSINE
search button

Teatro Municipal de Niterói recebe encenação de 'O Morcego', obra-prima de Strauss

Opereta que consagrou compositor tem supervisão artística e direção musical de Mirna Rubim

Compartilhar

Véspera de Ano Novo. Um canastrão tem até a manhã do dia seguinte para se apresentar na cadeia, por um crime cometido no passado. Ele veste o melhor terno e despede-se da mulher dizendo que vai fazer a coisa certa. No entanto, aproveita as últimas horas de liberdade para aproveitar um baile de máscaras. A festa é permeada por traições e mal entendidos.

É nesse contexto, repleto de humor, que se ambienta "O Morcego", opereta de Johann Strauss II. A obra-prima do compositor austríaco será encenada no Teatro Municipal de Niterói, nos dias 3, 4 e 5 de junho (sexta e sábado às 20h e domingo às 19h). A direção musical e supervisão artística são de Mirna Rubim, e a direção cênica de Menelick de Carvalho. 

A opereta será montada em produção de câmara, acompanhada pela pianista Catherine Henriques. Os papéis principais, de Eisenstein e Senhor Falke, serão desempenhados pelo tenor João Filho e pelo barítono João Gabriel Carvalho. No papel de Rosalinde, está o soprano Anna Hannickel, e no de Adele, o soprano Marina Cyrino. Como Príncipe Orlofski a montagem terá a participação do mezzo-soprano Cintia Graton.

Sobre 'O Morcego'

Num baile de máscaras no réveillon, os personagens de "O Morcego" escondem suas verdadeiras essências por trás de fantasias. Numa teia de romances e mentiras, as relações mentirosas vão se tornando cada vez mais comprometedoras para todos. Foi com essa opereta que Johann Strauss II, filho de Johann Strauss, obteve reconhecimento como compositor. Mas a obra chegou a ser apresentada mais de 50 vezes no teatro de Viena antes de fazer sucesso em Paris e Berlim.

Sobre Mirna Rubim

Mirna tem forte presença no cenário operístico brasileiro, com apresentações em Detroit, Ohio, New York, e nos Theatros Municipais do Rio, São Paulo, Manaus, Brasilia, na Sala Cecília Meirelles, entre outros. Foi a solista do DVD “A Floresta do Amazonas”, com regência de Isaac Karabtchevsky. É mestre em Música pela Unirio, aprovada em primeiro lugar, e doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan. A cantora também atua na cena de teatro musical carioca, onde se destaca sua inesquecível Madre Superiora em “A Noviça Rebelde”.

Elenco

Eisenstein - João Filho

Rosalinde - Anna Hannickel

Falke - João Gabriel

Orlofski - Cintia Graton

Adele - Marina Cyrino e Gabriela Meira

Alfredo - Santiago Villalba e Roberto Montezuma

Blind - João Gabriel

Frank - Pedro Fernando

Ida - Sophia Dornellas

Frosh - Menelick de Carvalho

Yvan - Santiago Villalba e Roberto Montezuma

 

O MORCEGO

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ -  Tel.: 2620-1624

Datas: 3, 4 e 5 de junho, às 20h (sexta e sábado) e às 19h (no domingo)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Sujeito a lotação

Classificação indicativa: 12