ASSINE
search button

Artista brasileiro é premiado no European Media Art Festival 2016

Fabiano Mixo foi premiado pela Associação Alemã de Críticos de Cinema

Compartilhar

O artista multimídia e cineasta brasileiro, Fabiano Mixo (28), recebeu o Prêmio EMAF-Medienkunst-Preis de Melhor Filme Experimental pela Associação Alemã de Críticos de Cinema no EMAF-European Media Art Festival 2016. A premiação aconteceu no último sábado (23), na cidade de Osnabruque, na Alemanha. 

O artista, que vive em Berlim e está no Brasil para a produção de seu próximo projeto, Cartas a Lumière, acompanhou e agradeceu a entrega do prêmio via internet.

O festival EMAF, que acontece anualmente desde 1988, é reconhecido internacionalmente como um dos fóruns de filme e media art mais importantes do cenário mundial e um espaço dedicado às novas experimentações artísticas. Sua programação é composta por longas e curtas metragens, retrospectivas, performances, conferências e exposições de new media artThe Future Of Visions ou, em tradução literal, Visões do Futuro foi o tema escolhido para 2016 com uma perspectiva voltada para a importância e os impactos das estratégias para o futuro. 

WOMAN WITHOUT MANDOLIN (Mulher sem bandolim) é um filme cubista, resultado de um trabalho híbrido entre artes plásticas e cinema. A obra filmada em 16mm é um portrait da atriz, autora e diretora alemã Miriam Goldschmidt, que fez parte do núcleo da lendária companhia de teatro The International Centre for Theatre Creation, fundada e dirigida pelo diretor de teatro e cinema Peter Brook. Inspirado no quadro Girl with a Mandolin (Menina com bandolim) do pintor espanhol Pablo Picasso, o filme faz uma releitura audiovisual do cubismo trazendo reflexões críticas sobre esse contexto da arte ocidental e suas influências da arte africana.

Recentemente vencedor do The Lumen Prize na categoria ''Prêmio do Público'' e finalista do 7th Screengrab International Media Arts Award na Austrália, ambos em 2015, o filme vem acumulando prêmios e participações em festivais nacionais e internacionais. Em 2016 foi nomeado para o 11th Soirée Allemande em Clermont-Ferrand, na França e finalista do LICHTER Art Award em Frankfurt, na Alemanha. A produção também conta com participações internacionais que incluem Slamdance (USA), Cairo Video Festival (EG), Videoformes (FRA) e IndieCork (IE). No Brasil, o filme foi exibido na Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro e no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

Em abril, WOMAN WITHOUT MANDOLIN participa da Competição Internacional do IndieLisboa em Portugal e, em maio, da Animation Avantgarde no VIS Vienna Independent Shorts na Áustria.

Mais sobre a obra e o artista: 

www.womanwithoutmandolin.com

www.fabianomixo.com