ASSINE
search button

Editora anuncia publicação de 'Spotlight', o livro que deu origem ao filme

Compartilhar

Ganhadora do Prêmio Pulitzer, o mais disputado troféu do jornalismo americano, Spotlight está entre as mais premiadas séries de reportagens da história. As descobertas da investigação que inspiraram o filme 'Spotlight: segredos revelados', que concorre ao Oscar com seis indicações, estão reunidas no livro escrito pela equipe do jornal Boston Globe, que será publicado no Brasil pela Editora Vestígio. 

Considerada uma das obras mais importantes do jornalismo investigativo desde relatórios de Woodward e Bernstein sobre Watergate, o livro é de autoria da própria equipe do Globe e revela o trabalho de apuração de quatro jornalistas e dois editores, que reuniram milhares de documentos capazes de provar as denúncias de abuso sexual de menores por membros da Igreja Católica.

Baseado em fatos reais, a obra apresenta um dos maiores escândalos envolvendo o núcleo da arquidiocese de Boston, uma das instituições mais poderosas da Nova Inglaterra e conta com relatos de padres, advogados e sobreviventes que estiveram ocultos por dezenas de anos.

De acordo com o diretor do filme, Tom McCarthy, e com o roteirista, Josh Singer, que também assinam o prefácio do livro, os fatos relatados nas páginas dessa obra abalaram o mundo, mas permitiram investigações semelhantes em dezenas de cidades nos Estados Unidos e em diversos países. Eles ainda afirmam que “todas serviram para trazer à luz a questão global do abuso sexual por religiosos e o acobertamento institucional que permitiu que o problema persistisse, uma questão com a qual nos debatemos até hoje”.