ASSINE
search button

Conheça a 'Hijarbie', a Barbie muçulmana

Jovem nigeriana decidiu vestir a famosa boneca com hijabs

Compartilhar

A poucos dias da transformação "histórica" da Barbie, que agora apresenta modelos fora do padrão de beleza loiro, alto, magro e branco, uma nova versão da boneca mais popular do mundo está gerando vários comentários na internet.

Trata-se da "Hijarbie", a Barbie que usa hijabs (véu utilizado por mulheres muçulmanas que cobre a cabeça, os cabelos e os ombros) e roupas longas que deixam à mostra apenas as mãos e os pés.

A ideia, que desta vez não surgiu da Mattel, empresa que produz as bonecas, é de uma nigeriana que decidiu confeccionar e produzir as suas barbies de acordo com as vestimentas de uma típica garota muçulmana e postar as fotos das suas criações no Instagram "Hijarbie".

"Eu nunca tinha visto uma Barbie com um hijab antes então decidi abrir uma conta no Instagram e vestir as bonecas com roupas que eu mesma fiz. Para mim, é muito importante uma boneca estar vestida da mesma maneira que eu. Eu só quis dar novas opções para garotas muçulmanas", disse Haneefa Adam, jovem cientista médica de apenas 24 anos, à emissora de televisão "CNN".

As reações das barbies foram incrivelmente positivas. Só a conta da rede social, por exemplo, conta com quase 20 mil seguidores. No entanto, a boneca também foi alvo de comentários negativos, já que muitos acreditam que o jeito muçulmano das mulheres se vestirem é completamente repressivo.

Segundo Haneefa, esse pensamente é "falso". "As pessoas acreditam que nós, mulheres muçulmanas, somos obrigadas a usar o véu, mas na maior parte dos casos não é assim", explica a jovem.

O próximo objetivo da nigeriana é colocar no Instagram produções com Barbies negras. Essa meta pode não ser tão difícil de ser realizada, já que a Mattel lançou recentemente no mercado uma linha onde as bonecas têm, além de diversas aturas e formatos de corpos, tipos de cabelo e cores de pele diferentes.