ASSINE
search button

Mul.ti.plo expõe obras inéditas em coprodução com a catalã Polígrafa

Parceria entre galeria a editora catalã, com obras de Waltercio Caldas, Antonio Dias e Cabelo

Compartilhar

A parceria entre a galeria Mul.ti.plo Espaço Arte e a editora catalã Polígrafa continua rendendo bons frutos. Desta vez, uma exposição reúne obras - algumas inéditas - de artistas que fazem parte do acervo da galeria e que foram produzidas pela editora. Poderão ser vistas quatro gravuras de Waltercio Caldas, resultado de uma estada de 15 dias do artista plástico na Espanha; obras inéditas de Cabelo e de Antonio Dias, que também foram, por intermédio da Mul.ti.plo, para as oficinas da gráfica este ano; e gravuras do catalão Antoni Tàpies, do búlgaro Christo e do venezuelano Carlos Cruz-Diez, entre outros, impressas pela Polígrafa.

De lá para cá, o intercâmbio só se intensificou. Já são várias coedições (entre elas o livro Universos, de Waltercio Caldas, no ano passado; duas gravuras e um objeto de Antonio Dias, em fevereiro deste ano; e 15 monotipias de Cabelo, em abril), um estande conjunto na SPArte deste ano e a representação exclusiva de obras impressas por eles. O resultado tem sido excelente: o Brasil passou a ser o país de sua maior comercialização - muito por conta da visibilidade que a Mul.ti.plo dá a este tipo de obra. "O contraponto desse nosso encontro é que a Polígrafa leva obras de artistas brasileiros, apontados por nós, para seus estandes nas principais feiras de arte do mundo", conta Maria Cristina Magalhães Pinto, sócia de Stella na galeria.

Desta exposição fazem parte gravuras inéditas e recentíssimas de Waltercio Caldas. O artista foi convidado pela editora catalã para realizar um projeto em sua sede e, há dois meses, passou 15 dias nas oficinas da Polígrafa, em Barcelona, onde produziu oito gravuras. Destas, quatro estarão expostas na Mul.ti.plo. "São oito imagens em que considero os aspectos técnicos da gravura, utilizando vários procedimentos ao mesmo tempo, como silk screen em algumas, água forte em outras.