ASSINE
search button

Livro sobre o caso Varig aborda bastidores escusos da política brasileira

Compartilhar

Questões internas, políticas e judiciais sobre a Varig virão à tona no livro “Caso Varig  - a história da maior tragédia da aviação brasileira”. O autor, Comandante Marcelo Lins, retrata os fatos de 1999 a 2008 e esmiúça os bastidores políticos que fomentaram o fim da Empresa. Baseada em arquivos documentais, fotografias e relatos, a obra acompanha a busca pelos direitos trabalhistas dos funcionários e dos Aposentados e Pensionistas do Fundo de Pensão AERUS – em que mais de 1.300 pessoas morreram sem receber seus benefícios. 

O “Caso Varig” será lançado pela editora Jaguatirica, na próxima terça-feira (17), na Livraria da Travessa (Botafogo). O livro também compila relatos de envolvidos no assunto, como o deputado Paulo Ramos - (presidente da CPI da Varig na Alerj de 2006 a 2007), a advogada Patrícia Almeida Serrano e o Comandante Flávio Souza, entre outros. 

Prólogo do autor, Marcelo Duarte Lins:

"Todos trabalhadores do Grupo Varig ativos, aposentados, pensionistas e demitidos perderam. Alguns, até a vontade de viver. Outros não perderam a capacidade de se indignar e de continuar a lutar para que venhamos a ter no futuro um país mais justo, e com a prevalência do Estado Democrático de Direito com respeito à Constituição e aos reais interesses do povo brasileiro. Num horror sem fim, até hoje tramitam processos de todas as espécies pelos tribunais que nos fazem refletir e vivenciar na própria carne o personagem de Franz Kafka no livro O Processo. Milhares de histórias carregadas com sofrimentos, dramas, desprezo, nojo, ódio, solidariedade, altivez e até de amor poderão ser contadas no desenrolar do Caso Varig, que despertam os melhores e piores sentimentos da alma humana".

Marcelo Duarte Lins é comandante de voo formado pela Academia da Força Aérea, ex-piloto da Varig, onde trabalhou por 15 anos. Como vice-presidente da APVAR (Associação de Pilotos da VARIG), participou dos trâmites na tentativa de reavivá-la. Acumula mais de 18 mil horas de voo com experiência em rotas no Brasil, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, Pacífico Norte e África. Atualmente é Type Rate Instructor e Type Rate Examinater em Angola. Depois da VARIG esteve a trabalho no Panamá, Austrália, Hong Kong e Main China.