ASSINE
search button

Simplicidade e beleza da cultura caiçara em mostra na Ilha Grande

Exposição permanente inaugura o Museu do Meio Ambiente da Uerj, em Vila Dois Rios

Compartilhar

A exposição 'Certos Modos de Ser Caiçara', que inaugura o Museu do Meio Ambiente da Uerj, em Vila Dois Rios, Ilha Grande, está marcada para começar dia 12 de novembro. 

A mostra reúne elementos que integram o universo  das comunidades localizadas no litoral sul fluminense, tais como, saberes, fazeres, crenças, valores, ambiente de trabalho, lazer, entre outros.

No local, o visitante  poderá conhecer a pesca de rede, a casa de pau-a-pique, as ervas medicinais, a casa de farinha, as festas religiosas. Ao entrar na sala da exposição, o público é recebido por um grande painel com fotografias de mãos. Mais adiante, uma canoa centenária feita a partir de um único tronco de árvore, revela a importância do mar para a comunidade da ilha. 

Para ilustrar o imaginário da região, um grande livro de pano bordado traz histórias contadas por 'Meu Santo', morador da Vila do Aventureiro, desde 1920. Esses relatos foram registrados por Neuseli Cardoso, em 'Lendas da Ilha Grande' e representam o folclore insular. Do mesmo modo, desenhos e  jogos refletem o aspecto lúdico que ultrapassa a barreira do tempo, entre eles, a brincadeira coronha, com sementes "olho de boi".    

A vida na roça também está presente  na mostra, que conta com a reprodução de um forno à lenha, assim como com um espaço de produção da farinha de mandioca, além de módulos específicos sobre café, urucum e cana-de açúcar, com fotos e vídeos. Da mesma forma, uma construção de paredes em taipa aponta o tipo de  moradia empregada no lugar.  

Na área central, surge a Árvore da Vida, com garrafas de vidro penduradas em cada galho. São mais de 60 espécies de plantas medicinais que vem sendo utilizadas pela população da ilha há décadas. Ao redor do tronco, marcadores de página em formato de folhas trazem receitas e indicações de uso de várias ervas, que os visitantes poderão levar para casa como lembrança.

'Certos Modos de Ser Caiçara', com curadoria do professor Ricardo Lima, diretor do Departamento Cultural da Uerj,  fica aberta de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h, no Museu do Meio Ambiente, antiga sede da Fazenda Dois Rios, do século XIX, que também foi utilizada como presídio a partir de 1894, onde o escritor Graciliano Ramos esteve preso em 1936. " É uma grande contribuição da universidade para o resgate da tradição e da memória cultural da Ilha Grande como um todo", afirma Lima.

Serviço: 'Certos Modos de Ser Caiçara'

Inauguração: 12 de novembro de 2015

Temporada: Permanente, de quinta a domingo, das 10h às 16h

Local: Museu do Meio Ambiente - Rua Amapá s/nº Vila Dois Rios – Ilha Grande - Angra dos Reis

Mais informações: (21) 2334-0938