ASSINE
search button

Rio recebe mostra de cartazes que retrata a evolução do design gráfico nos últimos 70 anos

Exposição Undergroun Images, inédita no Brasil, será aberta dia 5

Compartilhar

Depois de rodar o mundo nos últimos dois anos, chega ao Rio a exposição Underground Images, uma mostra de cartazes assinados pelos maiores nomes do design gráfico internacional, expostos nas estações do metrô de Nova York, desde 1947 até os dias de hoje.

Inédita no Brasil, será aberta no dia 5 de novembro, às 19h, no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico, com coordenação geral de Ana Fortes.

Os 56 cartazes que integram a Underground Images fazem parte da coleção da School of Visual Arts (SVA), uma das mais influentes comunidades artísticas do mundo.

A proposta é fazer um resgate histórico do design gráfico ao longo de sete décadas. “A exposição promove uma viagem no tempo e mostra como diferentes marcos históricos como, por exemplo, o pós-Segunda Guerra Mundial e o avanço da industrialização (1950), os movimentos Black Power (1960), Hippie (1970), Punk (1980) e Grunge (1990), o 11 de Setembro (2000) e a Era Mobile (2010) influenciaram as formas de pensar e fazer arte”, destaca Daniela Novaes, Head da SVA para a América Latina.

Com curadoria de Anthony P. Rhodes e organização de Mirko Ilic e Francis Di Tommaso, a exibição conta com obras dos designers Milton Glaser, autor da marca “I Love NY”; George Tscherny, criador do primeiro cartaz artístico da SVA, em meados da década de 1950; e Viktor Koen, premiado artista, com trabalhos frequentemente publicados no The New York Times, Wall Street Journal e Nature Magazine, entre outros ícones do meio.

A coordenadora geral e diretora de criação da Underground Images no Brasil, Ana Fortes, sócia da Memoo Produções e Design, conta mais sobre a iniciativa: “Serão projetadas sequências de vídeos do metrô novaiorquino e dos interiores das estações, recriando o ambiente onde os cartazes originalmente foram expostos. Mostramos o projeto para a Fotosfera-Rio, que se tornou patrocinadora. Os pôsteres foram organizados em ordem cronológica para mostrar o percurso do design, com seus principais movimentos, maneiras de passar uma mensagem, utilização de tipografia e imagem e, finalmente, a chegada da computação gráfica”, explica.

A exposição é parte da Semana de Design Rio e contará com workshop (07/11) e palestra (08/11) de Viktor Koen.

Os designers

Gail Anderson, Marshall Arisman, Gene Case, Ivan Chermayeff, Paul Davis, Sal De Vito, Louise Fili, Audrey Flack, Nathan Fox, Bob Gill, Robert Giusti, Milton Glaser, Phil Hays, Steven Heller, Mirko Ili?, Viktor Koen, Stephen Kroninger, Marvin Mattelson, Clay Patrick McBride, James McMullan, Jerry Moriarty, Tony Palladino, Stefan Sagmeister, David Sandlin, Paula Scher, Eve Sonneman, George Tscherny, James Victore and Robert Weaver.

Serviço: 'Underground Images'

Abertura: 5 de novembro, às 19h

Visitação: de 6 de novembro a 8 de dezembro

Instituto Tom Jobim - Rua Jardim Botânico, 1008

Entrada franca

Para mais informações sobre a SVA acesse www.sva.edu