ASSINE
search button

Festival de Curtas do Rio exibe gratuitamente 280 produções

Produções nacionais e internacionais estão entre os filmes exibidos

Compartilhar

A partir desta quarta-feira (4) o público carioca poderá assistir gratuitamente a curtas inéditos exibidos em Cannes, Veneza e Locarno, na 25ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema. Patrocinado pela Petrobras, o evento vai até 11 de novembro e exibe mais de 280 produções nacionais e internacionais. No Centro do Rio, o Festival será exibido no Cine Odeon e no Centro Cultural da Justiça Federal, e, em Niterói, no Cine Arte UFF. Além destes espaços haverá uma programação especial no Cinemaison e na Casa Nuvem, ambos no Centro, e no CineCarioca Méier, no bairro do Méier.

A programação inclui as tradicionais mostras competitivas nacionais e internacionais, além dos Panoramas Latino-Americano e Carioca, Programas Especiais, Retrospectivas e Foco México, este último contando com um apanhado da atual produção do país latino-americano, além de uma retrospectiva de filmes clássicos. O festival traz ainda workshops, debates e palestras em suas atividades paralelas.

A Competição Nacional reúne filmes que passaram por diversos festivais internacionais, como “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, vencedor do Festival de Cinema Latino de Toulouse, na França; “O Teto Sobre Nós”, de Bruno Carboni, exibido no Festival de Locarno, na Suíça; “Tarântula”, de Aly Muritiba, exibido no Festival de Veneza, na Itália; e “Command Action”, de João Paulo Miranda Maria, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, na França. Outros destaques são “Um Dia”, de Angelo Defanti, que acompanha de perto as horas do Deputado Marcelo Freixo; e “Som Guia”, de Felipe Rocha, que tem no elenco Enrique Diaz e Mariana Lima.

Já a Competição Internacional vai exibir produções de mais de 15 países diferentes, entre eles Tailândia, Rússia, Estônia, Cuba, Holanda, Espanha e Reino Unido. Um dos destaques é o curta “Shipwreck” do diretor holandês Morgan Knibbe, vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno 2014, que mostra o desespero dos familiares dos imigrantes que naufragaram na costa de Lampedusa em 2013.

Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país, e há 10 anos se tornou o primeiro festival no Brasil a qualificar seus vencedores para uma vaga na disputa do Oscar. A programação completa está disponível no site: https://curtacinema.com.br