ASSINE
search button

Centro Cultural da Light recebe exposição de Augusto Malta

O olhar documental de Augusto Malta, pelas lentes de Marcello Cavalcanti estréia dia 28 de outubro

Compartilhar

A mostra une fotografias dos principais pontos do Rio no século XX e XXI em uma junção de imagens. De um lado os cliques do consagrado Augusto Malta, que retratam a cidade antiga, bondes, carros de passeio, etc. Do outro a arquitetura contemporânea, os ônibus, taxis.

O resultado final coloca lado a lado pessoas separadas por quase um século, meios de transporte, edificações, vestuário, costumes, etc. A ideia foi tão bacana que o projeto Augusto Malta Revival recebeu menção honrosa da Prefeitura/Comitê Rio450 anos e ganhou espaço no Centro Cultural Light. A exposição fica em cartaz de 28/10 a 20/11 e tem entrada franca. 

Augusto Malta foi um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Contratado pela Prefeitura de Pereira Passos, registrou as mudanças estruturais no Rio de Janeiro por cerca de 30 anos, no início do século XX. Abertura de grandes avenidas, a demolição do morro do Castelo, extinção de cortiços para abrigar bairros nobres, o povo carioca em sua essência, nada escapou das lentes de Malta. Graças a ele, a cidade do Rio de Janeiro possui um acervo de 80 mil fotos, entre os anos 1900 e 1940.