ASSINE
search button

Romaria em Belém leva imagem de Nossa Senhora a Marituba e Ananindeua

Compartilhar

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu nesta sexta-feira (9), às 8h, da Basílica Santuário em direção aos municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana de Belém. O traslado é a primeira das seis romarias deste fim de semana.

Sob fogos e aplausos, a imagem da virgem foi colocada em um andor instalado em um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A paraense Maria Liduína do Nascimento, de 63 anos, diz que estar no Círio é uma forma de agradecer e homenagear a virgem de Nazaré.

“Eu tive uma queda no ano passado e fraturei a coluna. Os médicos queriam me operar e disseram que eu não iria mais andar. Eu pedi a Nossa Senhora para não deixar que isso acontecesse. E aqui estou, andando e com muita saúde”, conta Maria Liduína.

O percurso passa pelas avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e pela BR-316. Depois segue pelos bairros Cidade Nova, Paar e Icuí, em Ananindeua. Logo após, a imagem peregrina segue para Marituba. O ponto final da romaria é novamente Ananindeua, na igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

No local, a imagem ficará em um palanque, onde vai passar a noite em vigília, até a saída da Romaria Rodoviária, neste sábado (10), às 5h30.

Este ano, o traslado para Ananindeua e Marituba teve redução de 10 quilômetros (km). Até o ano passado, a imagem percorria 55 km e agora serão 45, segundo informações da PRF.

A rota anterior, de acordo com a polícia, passava desnecessariamente várias vezes pelo mesmo lugar. Com o novo percurso, a expectativa é reduzir o tempo da romaria em até duas horas.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará e a diretoria da festa estimam que neste ano a procissão chegue à Igreja Matriz de Ananindeua por volta das 19h.

Esta é a 25ª vez que a PRF conduz a imagem de Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré e nas romarias que antecedem a grande procissão.

De acordo com a corporação, em 2015 o esquema de segurança é composto por 112 policiais, 25 viaturas, 30 motocicletas, duas ambulâncias e um helicóptero.