ASSINE
search button

Longa-metragem "Pina", de Wim Wenders, estreia nesta segunda-feira (5) no Arte 1

Compartilhar

Nesta semana, o Arte 1 homenageia a alemã Pina Bausch, uma das coreógrafas mais importantes do século 20, com a estreia de duas grandes produções. Com dezenas de criações, Pina uniu o espírito livre da dança moderna com os princípios do balé clássico, criando uma nova linguagem artística. 

O documentário “Sonhos em Movimento”, dirigido por Anne Linsel e Rainer Hoffmann, apresenta os ensaios e experiências do último projeto da coreógrafa, feito poucos meses antes de sua morte. O objetivo era fazer uma nova versão de seu famoso espetáculo “Kontakthof”, tendo bailarinos jovens sem experiência como protagonistas. 

Já “Pina” marca a estreia do cineasta alemão Wim Wenders em uma produção 3D e é uma homenagem à coreógrafa, que morreu antes do início das filmagens. Estrelado por bailarinos da companhia Tanztheater Wuppertal, sede de Pina Bausch, o documentário apresenta um espetáculo que une dança e teatro, acompanhando os dançarinos pela cidade de Wuppertal, a casa e o centro de criatividade da coreógrafa alemã. 

A produção ganhou o Prêmio de Cinema Europeu e o Prêmio de Cinema Alemão de melhor documentário em 2011, além de render inúmeras indicações, entre elas ao Oscar de melhor documentário em 2012.

Pina

Cine Clube Arte 1

Dia 5/10 à 0h e 6/10 às 16h

Sonhos em Movimento

Arte 1 Documenta

Dia 6/10 à 0h e 7/10 às 16h