ASSINE
search button

Mulheres negras são tema de exposição de Fabiano Fernandes no Rio de Janeiro

Compartilhar

A força, coragem, alegria e a beleza da mulher negra brasileira são traços marcantes da exposição Os Quatro Elementos, do pintor Fabiano Fernandes, que será aberta nesta terça-feira (15), no Gaia Comfort Hostel, um casarão histórico na zona sul carioca muito frequentado por estrangeiros. 

Publicitário de formação, Fabiano começou a pintar há três anos e já tem trabalhos vendidos em diversos países, como Austrália, EUA, França e Itália. São telas de variados tamanhos pintadas com tinta acrílica. Cores fortes e a ausência de rosto são peculiaridades. “É para que todas as mulheres se reconheçam, se identifiquem. Sejam pobres ou ricas, anônimas ou famosas. Destaco, principalmente, a garra de quem ocupa o último lugar na escala da sociedade. Há uma infinidade de negras que sustentam os lares, batalham muito, mas não perdem o sorriso e a vontade de viver. Vejo nelas as coisas boas e fico feliz quando consigo passar sentimento”, explica.

Atrás de homens brancos, mulheres brancas e homens negros, as mulheres negras travam uma luta constante contra preconceitos de raça e gênero e buscam o seu lugar ao sol. Nas suas telas, as suas “nêgas”, como ele chama carinhosamente, ganham o papel de protagonistas da história, retratadas sempre com muita alegria e vibratilidade.

Ele busca inspiração nas ruas cariocas, mas as referências femininas e negras mais fortes vêm da mãe, avós e muitas tias, da criação na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Quando menino, dos nove aos doze anos, Fabiano teve aulas de desenho com o artista italiano Luigi Minelli. Mas somente ao ganhar de um amigo uma caixa de lápis pastel voltou a desenhar.

Nos 12 quadros que compõem a exposição as mulheres figuram em cenas do cotidiano em meio ao fogo, ar, terra e água. A visitação fica até 16/10, das 12h às 17h, no Gaia Comfort Hostel (R. Mena Barreto, 18 - Botafogo, Rio - Tel:(21) 3081-5108).