ASSINE
search button

Salão Internacional do Humor terá retrospectiva em Brasília

Compartilhar

Pela primeira vez em mais de quatro décadas, Brasília terá uma edição retrospectiva do Salão Internacional do Humor, realizado em Piracicaba (a 170 quilômetros de São Paulo), desde 1974. Intitulada "Mostra Paralela do Salão Internacional do Humor de Piracicaba", a versão brasiliense da exposição começa nesta terça-feira, dia 1 de setembro, com visitação gratuita das 10h às 22h, no segundo piso do Boulevard Shopping, na Asa Norte. Os vinte trabalhos expostos na Capital do país foram premiados, e representam um conjunto dos principais desenhos, charges, tiras e cartuns apresentados na edição original do evento, ao longo dos anos.

A edição brasiliense acontece simultaneamente ao evento tradicional, que está em cartaz no Engenho Central, em Piracicaba, entre 22 de agosto e 04 de outubro. Criado em 1974, o Salão Internacional do Humor transformou-­se na vitrine do que de melhor se produz no Brasil e no mundo em cartuns, charges, tiras e ilustrações, de acordo com a crítica do setor. Nomes de destaque do cenário nacional, como Angeli, Glauco, os gêmeos Paulo e Chico Caruso, Laerte, Alcy, entre outros, ganharam notoriedade pelos ousados trabalhos que apresentaram no Salão Internacional do Humor, nos anos da ditadura militar. Foi do Salão que estes nomes, hoje estrelados, se lançaram para a grande imprensa.

Ao falar da contribuição histórica do Salão para o humor e a contrapropaganda política, o presidente do Conselho Consultivo do Salão Internacional do Humor, Adolpho Queiroz, lembra que a inauguração da mostra em 1974  "representou um gesto de respeito de uma cidade culturalmente e politicamente ativa na época às artes e ao humor gráfico, às figuras que lhe davam sentido na época - os pasquineiros Ziraldo, Jaguar, Fortuna e Millor Fernandes - e, mais especialmente, às novas gerações de artistas que com suas penas e brilhos ajudaram a inquietar a ditadura militar na época".

Queiroz fez a seleção dos trabalhos que serão expostos em Brasília. A exposição no Boulevard Shopping ficará em cartaz até o dia 30 de setembro. "A retrospectiva que poderá ser vista pelos brasilienses demonstra como o humor impacta na vida de todos, especialmente nos momentos de crise. Além de fatos políticos, os trabalhos apresentados remetem às questões ambientais e sociais, ou que simplesmente provocam riso pelas situações inusitadas que representam, com inspiração no cotidiano. Pela mostra, vemos que o humor faz parte de todos os momentos", explica a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Luana Peixoto.

A seguir, a relação dos artistas expostos na retrospectiva de Brasília: 

1974 - Luiz Renato Bittencourt (brasileiro)

1975 - Luiz Gê (brasileiro)

1976 - Alcy (brasileiro)

1978 - Santiago (brasileiro)

1979 - José Vieira de Vasconcellos (brasileiro)

1984 - Reinaldo Weisman (brasileiro)

1986 - Ronaldo Cunha Dias (brasileiro)

1987 - Rolland Fiddy (Inglaterra)

1987 - Toso Borkovic (brasileiro)

1989 - Ubiratan Borges Porto (brasileiro)

1989 - Yuri Kosobukin (Ucrânia)

1997 - Valeri Kurtu (Alemanha)

1997 - Edu Grosso (brasileiro)

1999 - Rodrigo Rosa (brasileiro)

1999 - Valentin Druzhinin (Ucrânia)

2000 - Vladimir Semerenko (Russia)

2001 - O-Sekoer (Bélgica)

2011 - Dario Castillejos Lázcares (México)

2014 - Ali Miaraee (Irã)

2014 - Mohammad Ali Khajali (Irã)

 

Serviço

Mostra Paralela do Salão Internacional do Humor de Piracicaba

De 01 a 30/09, com visitação gratuita das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos. Censura livre.

Local: Boulevard Shopping - Segundo piso do  mall, em frente a loja Renner.

Localização: Final da Via W3 Norte, no STN, Cj. J, Asa Norte