ASSINE
search button

Manguinhos em Cena realiza espetáculos a preços populares

Compartilhar

A companhia de teatro Manguinhos em Cena, que surgiu na Biblioteca Parque de Manguinhos em 2012, vai oferecer espetáculos populares nas lonas e arenas culturais da cidade a partir deste mês até outubro.

A peça Sintonia Suburbana reúne histórias inspiradas no cotidiano dos integrantes do grupo e na realidade vivenciada pelos atores no Complexo de Manguinhos. Com preços populares (R$ 0,50 e R$ 0,25) para o público em geral, as apresentações também terão agendamento de escolas públicas de cada região atendida pelas lonas e arenas culturais.

O espetáculo é dirigido por Luís Igreja (Companhia do Gesto) e traz a dramaturgia assinada pela premiada Renata Mizrahi (Galápagos – Prêmio Shell 2014, Silêncio!, Joaquim e as estrelas) e tem boa recepção junto ao público.

Tratando de temas essencialmente cariocas, Sintonia Suburbana celebra os 450 anos do Rio de Janeiro, com histórias tipicamente suburbanas, como as relações com a família e os conflitos nas relações entre vizinhos e amigos. Até um baile funk é retratado em cena.

Formação de público

Coordenadora do projeto, Ana Carina Santos enfatiza a importância dos espetáculos populares para a formação do público. "Abrir as sessões também para escolas públicas nas regiões atendidas pelas lonas é a realização do desejo de estimular a formação de público. Para a Manguinhos em Cena, é muito importante poder fazer ações como essa. Basta lembrarmos que, há quatro anos, quando o grupo nasceu dentro da Biblioteca Parque de Manguinhos, vários deles nunca tinham assistido a uma peça. Hoje, são eles os artistas em cena. É o tipo de ação que é bastante gratificante para o grupo", afirmou a coordenadora.

A circulação do espetáculo recebeu o Prêmio Fomento Carioca 2014 e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184, em Benfica, na Zona Norte. Inaugurado em abril de 2010, o espaço é coordenado pela Secretaria de Cultura e conta com acervo de 27 mil títulos, entre livros e filmes. Também é possível acessar a internet, ver filmes, ouvir músicas e participar de atividades culturais. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h30 às 18h30, inclusive feriados.