ASSINE
search button

Grandes nomes da MPB apadrinham talentos e criam oportunidades no Complexo do Andaraí

Encerramento do projeto 'Velocidade Música' contará com shows gratuitos

Compartilhar

A primeira edição do Velocidade Música terá seu show de encerramento na próxima sexta-feira (7), com entrada gratuita. O projeto de incentivo à cultura, que pretende valorizar e criar oportunidades para a música da periferia carioca, além de reconhecer talentos escondidos nas diversas comunidades contempladas, conta com nomes de peso da MPB, como Arthur Maia, Paulão 7 Cordas, Noca da Portela e Liomar Eleutério. Haverá shows dos finalistas do projeto e do Grupo Pique Novo, e o evento ocorre a partir das 19 horas, na Praça Noel, no Grajaú, zona Norte do Rio.

Esperando público de 2 mil pessoas, o projeto é uma oportunidade única para os jovens com interesse musical contando com o direcionamento de profissionais renomados e com trajetórias semelhantes que os auxiliarão na preparação para o show de encerramento. Além dessa experiência, será gravado um CD com tiragem de mil cópias com as 10 músicas finalistas.

Em sua primeira etapa, recebeu inscrições de compositores do Complexo do Andaraí, na maioria entre 18 e 30 anos, que apresentaram sambas, pagodes e funks, entre outros ritmos. A partir daí, um júri composto por Arthur Maia, Paulão 7 Cordas, Noca da Portela e Liomar Eleutério (vocalista da banda Pique Novo) selecionou 10 inscritos, que participarão de workshops ao longo de um mês e, ao final, gravarão suas composições em estúdio profissional, com direção musical do Paulão 7 Cordas.

No Complexo do Andaraí, como em muitas outras áreas carentes, a música exerce um papel social de fundamental importância, seja através das rádios locais, dos bailes, pequenas rodas de samba e encontros musicais. "As comunidades têm uma produção musical expressiva e eclética. Nosso objetivo é tornar o projeto anual e contemplar diversos pontos da periferia, sempre incentivando a expressão musical e, literalmente, dando voz a quem não tem oportunidade de aprimorar, profissionalizar e divulgar um trabalho autoral", avalia Mariana Marinho, idealizadora desta primeira edição, que acontece no Andaraí, Borda do Mato, Nova Divineia, Jamelão, João Paulo II e Juscelino Kubistchek (que juntos compõem o Complexo do Andaraí, com população em torno de 30 mil pessoas).

Diretor musical da primeira edição do Velocidade Música, Paulão 7 Cordas comenta a sua participação: "Meu trabalho é apresentar qualidade profissional aos finalistas. Eles vão aprender como se faz música e quais os caminhos para se firmar na carreira", afirma. "Espero conseguir uma boa troca, que é o que a gente sempre busca em todo projeto musical, seja com artistas consagrados ou novatos. Torço para que os candidatos estejam de peito aberto para aprender e ensinar, assim como eu estou".

Para Noca da Portela, a iniciativa o remete à sua própria experiência: "Quando penso nesses jovens que estão participando, penso em mim. Também comecei assim, nas comunidades da vida. E hoje, sou o maior ganhador de samba-enredo da Portela, tenho música gravada com todo mundo, todo mundo grava minhas músicas. Mas comecei exatamente como esses meninos. Estou aplaudindo esse projeto e muito feliz por fazer parte dele", conta.

Vocalista do grupo Pique Novo, atração de encerramento da noite e sucesso no Complexo, Liomar Eleotério ressalta ainda a oportunidade que surge: "Uma coisa bonita do Velocidade Música é a oportunidade que ele cria. É muito difícil ter investimento em um talento artístico nas comunidades. As dificuldades começam já em casa. A gente sabe que é complicado fazer um curso de música, estudar. Às vezes, custa quase um salário. Escolher entre fazer compras de mês para a família ou estudar música, fica complicado, né? Eu vejo que esse projeto vai dar um foco de luz para essas pessoas", comemora.

Os 10 finalistas terão a oportunidade de mostrar seu trabalho em um grande show, acompanhados por um grupo especialmente formado para a apresentação do dia 05, aberta ao público. Na mesma data, também subirá ao palco da Praça Nobre, o bloco carnavalesco Cata Latas, do Grajaú: uma iniciativa local que reaproveita o lixo na confecção de instrumentos de percussão. O grupo Pique Novo será a atração de encerramento da noite.

A iniciativa é da Dona Rosa Filmes com patrocínio Light e apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. A Associação de Moradores do Complexo do Andaraí abraçou e apoiou a proposta colaborando e potencializando o seu alcance.

Serviço

Velocidade Música

Show dos finalistas do projeto e encerramento com o Grupo Pique Novo

Abertura: Bloco Cata Latas

https://www.donarosafilmes.com.br/velocidademusica/

Data alterada: Data: 07 de agosto, sexta-feira, das 19h às 22h

Local: Praça Nobel, Grajaú

Entrada Franca