ASSINE
search button

Dia Internacional da Cultura dos Povos Indígenas é comemorado no Rio

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), realizará um grande evento, no dia 9 de agosto, das 10h às 17h, no Parque Lage, para celebrar o Dia Internacional da Cultura indígena. O evento terá a participação de representantes de etnias como Guaranis, Pataxós, Fulni-ô, SateréMawê, Kaiapó, Puri, Tukano, Tabajara, Guajajara, Xucurí, Kaingang, Pankararu à frente de atividades que incluem uma mostra de filmes etnográficos, apresentação de cantos e danças, contações de histórias, pintura corporal de grafismos étnicos, exposição de fotos e venda de artesanato. Pela primeira vez desde que a SEC e a AIAM começaram a organizar esses eventos, o encontro será transmitido ao vivo pela web rádio indígena Yandê e haverá o espaço destinado às crianças, o Espaço Curumim.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído através de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como forma de atender às reivindicações propostas pelos grupos indígenas, como promoção da sua cultura de forma a assegurar as suas condições de vida.

Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Cultura, junto com a Associação Indígena Aldeia Maracanã, vem desenvolvendo uma série de atividades, como a edição anterior deste evento, ocorrido no dia 19 de abril – Dia do Índio – também no Parque Lage, buscando colaborar com a preservação do patrimônio cultural das etnias envolvidas e a difusão de seus saberes e suas práticas.