ASSINE
search button

Thiago Delegado celebra a arte do encontro musical em “Viamundo”

Show de lançamento será 13 de agosto, no Solar deBotafogo, com participação de Leila Pinheiro

Compartilhar

Destaque da cena mineira e considerado instrumentista revelação no país, o violonista, compositor e arranjador Thiago Delegado lança “Viamundo”, o seu terceiro álbum. Após “Serra do Curral” (2010) e “Thiago Delegado Trio ao vivo no Museu de Arte da Pampulha” (2012), o jovem quis celebrar a arte do encontro musical. “Esse disco representa a vontade de ganhar o mundo com o meu trabalho e também as influências que recebo de toda parte”, diz.

A turnê de lançamento de “Viamundo” vai passar por sete capitais brasileiras. A vez do público carioca será na quinta-feira, dia 13 de agosto, às 21h30, no Teatro Solar de Botafogo, com ingressos a R$ 40. O show terá a participação especial da cantora Leila Pinheiro.

No disco, acompanhado por Aloízio Horta (baixo), Sérgio Danilo (flauta), Christiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria), Thiago Delegado coloca o seu violão 7 cordas para trabalhar em 12 temas autorais, entre instrumentais e com parceiros letristas. O diálogo entre a canção e o instrumental é representado em quatro faixas.

“Malandrote”, parceria com o carioca Edu Krieger traz nos vocais Aline Calixto, cantora que ele acompanha e dirige há cinco anos; “Quanto mais” ganha vida na voz da paulistana Fabiana Cozza, também da escola do samba; “Terreiro do Brasil” é cantado por Fernando Bento, companheiro por anos no projeto Samba da Madrugada, em Belo Horizonte; E “Se acontecer” repete a dobradinha com Krieger e cresce com a participação de Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Incluir dois ídolos de adolescência de Delegado em uma única faixa foi mais um dos presentes da vida, que fez com que ele tocasse com Menescal em 2013 e fizesse uma turnê voz e violão com Leila em 2014.

Três instrumentistas mineiros foram convidados para gravar “Viamundo”: Frederico Heliodoro, Pedro Trigo e Rafael Martini, que assina o arranjo da única regravação, “Saudades do Joninhas", presente no segundo álbum do violonista. “São músicos que estão entre os mais criativos e produtivos da cena contemporânea de Minas”, ressalta Delegado. E para registrar “Sarau pro sr. Mozart”, feito em homenagem a Mozart Secundino, 92 anos, o chorão mais tradicional de BH em atividade, ele reuniu a turma que é referência do gênero: Marcos Frederico (bandolim), Warley Henrique (cavaquinho) e Ricardo Acácio (pandeiro).

João Donato tocou o seu piano de primeira linha em “A camisa de Donato”, outra homenagem. “A música do Thiago é saborosa, encorpada, um verdadeiro bálsamo para os ouvidos. Quando ele me convidou para tocar essa faixa, com esse nome ainda por cima (risos), logo imaginei muitas referências à minha música, mas ele me surpreendeu com uma melodia cheia de estilo e frescor”, testemunha Donato, lenda viva da MPB.

“Clube do Pagode da Esquina” diz respeito a um dos movimentos musicais mais importantes do Brasil. O título, irreverente, brinca com a ideia de novos diálogos que estão surgindo pelas esquinas mineiras e revigorando a produção local. O lançamento de “Viamundo” é mais uma prova disso.