ASSINE
search button

Laboratório Cultural Carioca vai capacitar 100 agentes culturais

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio lança a primeira edição do Laboratório Cultural Carioca, um ciclo de palestras e consultorias individuais elaborado para qualificar os agentes culturais do Rio de Janeiro. Entre os dias 1º e 29 de agosto, esse projeto-piloto capacitará diretamente 100 agentes premiados no edital de Ações Locais e abrirá uma janela para outros tantos, futuros candidatos aos editais da SMC.

Ao longo de agosto, quatro palestras ministradas por especialistas serão realizadas nas manhãs de sábado, sempre com dois nomes fortes no mercado: um mais célebre pela expertise teórica e outro, reconhecido pela prática. A ideia é usar esses encontros informais como fontes de inspiração, visando a aproximar o conteúdo discutido da realidade da plateia, formada por agentes culturais e público em geral. Gratuitas e volantes, as palestras vão circular por quatro pontos da Cidade.

Já as consultorias individuais serão destinadas aos 85 agentes premiados nas Ações Locais mais 15 suplentes. Cada um deles terá seis horas de consultoria, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre gerir e captar recursos, firmar parcerias, potencializar suas atividades e fortalecer as suas redes. Uma equipe de consultores com experiência em planejamento e gestão de projetos estará dedicada a atender cada um dos agentes.

Palestras

DE BAIXO PARA CIMA

Com Eliane Costa e Gabi Agustini

Conteúdo previsto: Economia colaborativa, cultura maker, cultura e território, digital e periferia, cultura e inovação em rede. Articulação, compartilhamento, colaboração, mobilização, protagonismo, diversidade e direitos culturais. Experiências cariocas - iniciativas que se orientam em outro sentido, valorizando o conhecimento comum e as contribuições de cada agente no processo.

Arena Carioca Dicró (Penha): 1 de agosto (sábado), das 9h às 13h


REALIZAÇÃO CULTURAL

Com Junior Perim e João Leiva

Conteúdo previsto: Projeto Cultural, planejamento de projeto, recursos materiais, humanos e financeiros, parcerias, articulações, desenvolvimento de ideias. Panorama sobre como estruturar uma ideia e colocá-la em prática. Formatação e projetos, articulações e busca de recursos.

Museu de Arte do Rio (MAR): 15 de agosto (sábado), das 9h às 13h


RIO DE JANEIRO DA FLOR E DA FACA

Com Luiz Antônio Simas e Adriana Facina

Conteúdo previsto: A proposta é discutir as ambiguidades e complexidades da criação cultural no Rio de Janeiro.

Imperator (Méier): 22 de agosto (sábado), das 9h às 13h


EMPREENDENDO SONHOS

Com Adailton Medeiros e Eric Eustáquio

Mobilização, articulação, comunicação, colaborativismo, engajamento, propósito. Novas formas de realizações, inovação. A trajetória de um projeto, seu processo até a consolidação e reconhecimento. Formas colaborativas de realizações e engajamento por causas.

Ser Cidadão (Santa Cruz): 29 de agosto (sábado), das 9h às 13h