ASSINE
search button

Camerata Dedilhada da UFRJ apresenta Choro, Lundu e Maracatu

Concerto que acontece dia 9 de julho faz parte do Programa Música no Palácio

Compartilhar

Que resultado você espera do encontro entre um bandolim, um cavaquinho, um violão, uma viola de 10 cordas, um violão de sete cordas e um requinto? Prepare-se para ser surpreendido com o que há de melhor em música popular de câmara. Passeando por ritmos como o Choro, o Lundu e o Maracatu, a Camerata Dedilhada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – vai se apresentar no dia 9/7, às 19h, como parte do Programa Música no Palácio, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça. 

Criada em 2013, a Camerata Dedilhada é uma feliz coincidência que reúne seis músicos com mais de 30 anos de experiência em outros conjuntos e que se reencontraram, sem nenhum planejamento, no Departamento de Cordas da UFRJ. Paulo Sá, Henrique Cazes, Marcello Gonçalves, Celso Ramalho, Bartholomeu Wiese e Marcus Ferrer apresentam uma formação inédita, com a utilização do requinto, instrumento comum em orquestras de violão.

A Camerata Dedilhada vai apresentar obras de compositores que fizeram escola no repertório típico do Rio de Janeiro entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX, como homenagem aos 450 anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, além de músicas próprias. Constam do programa, Três Estrelinhas, de Anacleto de Medeiros; Batuque, de Henrique Alves de Mesquita, com arranjo de Radamés Gnattali; um arranjo de um Lundu de compositor anônimo do fim do século XIX e peças mais recentes bem brasileiras com estilo tipicamente regionais compostas por professores do Departamento de Cordas da UFRJ, entre elas  Malemolente,  de Bartolomeu Wiese e Afonso Machado; O Baque, de Celso Ramalho e Guilherme Milagres, Chorata Número Um, de Carlos Almada e Goiabeira, de Marcus Ferrer.

Serviço: Concerto da Camerata Dedilhada da UFRJ 

Data: 9 de julho, às 19h

Local: Antigo Palácio da Justiça, à Rua D. Manuel, 29, Centro

Entrada gratuita, com senhas distribuídas a partir das 18h30

Classificação: livre

Mais informações: 3133-3366 / 3133-3368