ASSINE
search button

MG: Exposição do Centro de Referência da Moda relaciona moda, arte e rua

Compartilhar

Está em cartaz até o dia 19 de julho, no Centro de Referência da Moda (CRModa), a exposição “A Moda, a Arte, a Rua”, com curadoria de Ernane Alves e participação de renomados artistas e personalidades mineiras. A conexão entre os três elementos será apresentada por meio de fotografias, pinturas, instalações, vídeos e vestuários em seis espaços. O CRModa fica na Rua da Bahia, 1.149, Centro. 

A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita. Além da exposição, no dia 18, sábado, às 19h, o CRModa também sedia o lançamento do documentário “A onda da Street Art”, de Ernane Alves, em uma sessão comentada com o artista plástico Rogério Fernandes, a professora de moda Carol Bicalho e o grafiteiro Leandro Arieth. 

O evento também é gratuito. A exposição é realizada por meio do edital de ocupação do CRModa 2015.Ao escolher uma roupa antes de sair de casa talvez estejamos definindo a maneira a qual queremos ser vistos naquele dia. Na rua, estes estilos únicos, coletivos, modernos, ou que remetem ao passado, fazem de nossa roupa o reflexo, em alguns momentos até inconsciente, de nossa personalidade e com isso imprimimos a nossa mais fiel imagem ante a sociedade.

É com esse raciocínio que o ator, cineasta e artista plástico Ernane Alves trouxe a Belo Horizonte a exposição, que promete causar uma discussão muitas vezes ignorada por nós mesmos. “Há alguns anos eu assumi o meu gosto pela moda e me rendi ao pensamento de que todos aqueles moldes, cortes, tecidos e estampas são, de fato, arte”, reflete Alves, que assina a curadoria do projeto. 

A exposição está dividida em seis espaços, incluindo fotografias, pinturas, instalações, vídeos e vestuário, este representado pela grife mineira Ancestral, que atua no mercado há quase três anos com estampas de artistas em suas peças e tem uma pegada underground que flerta diretamente com a street art. Ernane Alves produziu cerca de 300 fotos, que relacionam estilo, atitude e arte em BH. 

O painel “Urban Code”, com cinco metros de extensão mostrará uma Belo Horizonte intimista e um tanto singular por meio de fotos em preto e branco. A série de fotos “Big Me” vai trabalhar as fantasias no universo cosmopolita da capital, a partir da manipulação de imagens. Com a proposta de discutir as novas tecnologias a exposição contará com fotos instantâneas na seção “Polaroides Urbanas”. A instalação “Sell the kids for food” discute o modo de consumo atual, um reflexo do que nos tornamos diante das adaptações em função do meio ambiente e da fome. 

Já o fashion-movie “Urban Code People” é uma alusão crítica ao comportamento individual e de autopromoção. Representando a street art, os artistas Nilo Zack e Ataíde Miranda apresentarão pinturas produzidas diretamente em painéis.

Fonte: Portal da Prefeitura de Belo Horizonte