ASSINE
search button

Projeto reúne grandes nomes das ciências e das artes em série de debates

Ciclo Ciência e Arte terá sete encontros mensais entre maio e novembro

Compartilhar

Nesta quarta-feira (27) de maio, a partir das 18h30, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro dá início ao ciclo de debates Arte & Ciência. O encontro inaugural reúne o neurocientista Esper Cavalheiro e o músico e ensaísta José Miguel Wisnik para discutir o tema A Mente e o Poder da Música, com mediação da jornalista Nayse López.

Além de Cavalheiro e Wisnik, estão confirmadas as presenças do neurocientista Ivan Izquierdo; dos físicos teóricos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; da biogeneticista Mayana Zatz; do matemático Francisco Antonio Doria, parceiro de Newton da Costa; do cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis; dos escritores Silviano Santiago e Antonio Cícero; das filósofas Olgária Matos e Marcia Tiburi; dos artistas plásticos Arthur Omar, Eduardo Bonito e Lívia Diniz (veja programação completa ao final do release).

Mente e Música

No primeiro debate da série, serão discutidas as últimas descobertas sobre o funcionamento da mente; a relação entre música e mente e como ela pode intensificar o “diálogo” entre os dois hemisférios cerebrais, a organização abstrata e a intuição emocional. Cada debatedor discorre sobre o tema por 40 minutos e, em seguida, responde às perguntas do mediador e da platéia.

O debate A Mente e o Poder da Música tem duração de 120 minutos e é gratuito, sendo que as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 17h30.

Serviço: Ciclo Arte & Ciência

1º encontro: A mente e o poder da musica - Ésper Cavalheiro e José Miguekl Wisnik

Quais as últimas descobertas sobre o funcionamento da mente? Qual a relação entre música e mente e como ela pode

Data: 27 de maio, a partir das 18h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º andar

Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro

Mais informações: tel. (21) 3808-2020)

O Projeto

O Ciclo Arte & Ciência tem por objetivo discutir a interrelação entre cultura científica e cultura humanística e artes, abordando temas estimulantes e atuais, como o papel da razão, da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico, as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia. “Nossa intenção é a de estimular e atrair o público para assuntos interessantes e de ponta, reunindo um time de primeira grandeza, entre cientistas e pesquisadores, escritores, artistas plásticos e filósofos”, diz Marcelo Mendonça, Gerente Geral do CCBB Rio de Janeiro.

Ao todo, serão sete encontros, sendo um por mês, entre maio e novembro.

Próximos encontros do Ciclo de debates Arte & Ciência

24/06: Memória e Criatividade - Ivan Izquierdo e Silvano Santiago

Como a ciência define a memória? Como o artista, e principalmente o escritor, trabalha com ela? Até que ponto podemos aproximar memória e imaginação?

29/07: A Terceira Cultura - Luiz Pinguelli Rosa e Marcia Tiburi

Como as ciências, a filosofia e as artes podem se aproximar culturalmente e abrir novos caminhos do conhecimento e da sensibilidade?

26/08: Lógica e Arte - Francisco Antonio Doria e Arthur Omar

Como combinar ciência e arte, decisão e contradição? Como a lógica não-clássica (onde uma afirmação e sua negação podem ser ambas verdadeiras) lida com as decisões e como a arte pode se inspirar em tal pensamento?

30/09: A Física na Fronteira da Filosofia - rogério Rosenfeld e Antonio Cícero

Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje em dia? 

28/10: A Ética nos tempos da Biogenética - Mayana Zatz e Olgária Matos

Como pensar a ética no mundo contemporâneo? Precisamos de uma bioética para enfrentar os desafios propostos pela biogenética e pela biotecnologia?

25/11: O Futuro do Humano - Edgard Morya e Coletivo Casa Nuvem (Eduardo Bonito e Lívia Diniz)

Como os estudos e pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo? Quais os caminhos da arte?