ASSINE
search button

Após fechar para reformas Cine Odeon será reinaugurado nesta quarta-feira 

Primeiro filme exibido no novo Odeon será "O Vendedor de Passados", com Lázaro Ramos e Alinne Moraes

Compartilhar

Nesta quarta-feira (20), um dos símbolos culturais do Rio de Janeiro será reinaugurado. Após fechar em julho de 2014, o Cine Odeon, foi repaginado e passou por uma reforma que custou R% 1,5 milhão. Administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, o novo Odeon agora será um Centro Cultural.

Com uniformes inspirados nos que eram utilizados na época da inauguração, em 1926, o local terá a volta de uma profissão que atualmente é difícil de ver nos cinemas atuais, a de lanterninhas, profissionais que auxiliam o público nas sessões.

Símbolo da região da Cinelândia, no Centro do Rio, o local foi palco da luta política e da boêmia da cidade. O cinema serviu de cenário para manifestações históricas, como as passeatas estudantis de 1968 contra a ditadura militar, comícios políticos nos anos 1980, e também foi o palco das recentes manifestações de 2013/14.

O primeiro filme a ser exibido no novo Cine Odeon será o longa nacional “O Vendedor de Passados”, de Lula Buarque de Holanda, com protagonismo de Lázaro Ramos e Alinne Moraes. A sessão desta quarta-feira será apenas para visitantes. Na quinta (21), o cinema estará aberto ao público geral.

Durante a reforma, a fachada e o interior foram restaurados, sempre com o cuidado de preservar o projeto arquitetônico original do local.