ASSINE
search button

FLIST 2015 homenageia os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

Na sétima edição, a Festa Literária de Santa Teresa faz homenagens a Ferreira Gullar e Roger Mello

Compartilhar

Uma realização do Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) chega a sua sétima edição com uma grande homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. O evento acontece nos dias 16 e 17 de maio no Parque das Ruínas e em outros dois locais, em Santa Teresa.

Ao todo, serão 130 convidados e 86 atrações entre lançamentos de livros, oficinas, leituras, contadores de história, saraus de poesia, exposições, concertos, shows, apresentações de teatro, cinema, mesas-redondas e de bate-papo. A abertura oficial acontece no sábado, dia 16, às 10h, com a presença do Secretário Municipal de Cultura e Presidente do Comitê Rio 450 Anos, Marcelo Callero.

"Além de uma grande celebração pelo aniversário da Cidade Maravilhosa, teremos, como nos outros anos, homenagens a dois ícones da literatura brasileira: o escritor maranhense Ferreira Gullar, membro da Academia Brasileira de Letras, e o ilustrador brasiliense Roger Mello, primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustrações, concedido pelo International Board on Books for Young People- IBBY", conta Emília Fernandes, Diretora do CEAT.

Convidados

Para a edição de 2015, a FLIST convidou algumas das mais importantes editoras cariocas para levar a Santa Teresa um time de escritores renomados formado por nomes como Antônio Torres, Heloisa Seixas, Geraldo Carneiro, Diléa Frate e Paula Acioli; o compositor Nei Lopes; além dos parlamentares Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Jean Wyllys e Eliomar Coelho e a jornalista Ana Clara Otoni, especialista em mídias sociais.

Editoras

A organização da FLIST firmou parcerias com as editoras Casa Lygia Bojunga, Edições De Janeiro, Escrita Fina, Memória Visual/Pinakotheke, Nova Fronteira, Objetiva/Companhia das Letras, Pallas, Record/Civilização Brasileira, Rocco e Rovelle.

Alimentação

Como mais uma novidade do evento deste ano, a FLIST traz um conceito de alimentação orgânica, representada pela Junta Local com uma colorida feira de alimentos e de produtos. "Nós entendemos que será extremamente oportuno oferecer, em uma festa literária, alimentos que fazem bem para o corpo (os orgânicos) e para a mente (a literatura)", explica Emília Fernandes. Além disso, outros 14 restaurantes, cafés e bares estão credenciados e integram o evento.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento, em: https://www.ceat.org.br/flist/