ASSINE
search button

"Imortal", Arnaldo Niskier recebe homenagens pelo seu 80º aniversário na ABL

Também houve inauguração de exposição e lançamento de Fotobiografia sobre a vida do escritor

Compartilhar

O jornalista, professor, escritor com mais de 50 livros publicados e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier, foi homenageado pelo seu 80º aniversário com o lançamento de livro Fotobiográfico, inauguração de exposição sobre sua vida e festa de aniversário com direito a bolo na noite desta quinta-feira (30), na sede da ABL, no Centro do Rio de Janeiro.

Pelo menos 70 pessoas entre familiares, amigos e colegas de trabalho estiveram presentes no Petit Trianon, prédio utilizado pela ABL para sessões solenes e reuniões dos acadêmicos, para prestigiar Niskier, que se disse emocionado com o evento. "É uma homenagem muito bonita, eu não esperava que viesse tanta gente, há pessoas que eu não via há muito anos. Não pode existir festa melhor".

Todos os presentes receberam de presente o livro "Fotobiografia de Arnaldo Niskier", que narra, através de fotos de arquivos pessoais, a vida e trajetória do intelectual, incluindo imagens da época em que jogou futebol na base do América-RJ. "Conheço o Arnaldo desde minha juventude. Eu fui torcedor do América, assim como ele. Sempre acompanhei seu trabalho na área de educação. Acho muito relevante e muito bem colocado o que ele escreve sobre a questão educacional brasileira", comentou Pedro Geiger, professor aposentado da Uerj.

O professor titular aposentado da UFRJ, Roberto Wilhelm, abre o livro que recebeu na comemoração e aponta para uma foto da turma da segunda série ginasial do Colégio Vera Cruz. "Esse sou eu", conta. Ele frequentou a mesma turma do aniversariante. Questionado sobre o evento para celebrar Niskier, Wilhelm declarou: "Nunca vi nada igual. É uma oportunidade para todos saberem como é uma pessoa grandiosa. A juventude deveria acompanhar tudo isto e ver este livro, que é maravilhoso".

Mauro Wainstock, jornalista e palestrante, acompanha a carreira do escritor há 25 anos. "Acho que ele é um dos mais brilhantes escritores e pensadores brasileiros, é uma cabeça pensante e consciente não só para escrever livros mas também pela coluna que mantém no jornal O Globo e também pelo Jornal das Letras. O evento reuniu personalidades e autoridades de todas as áreas, o que mostra o prestígio que ele tem", destaca.

Cercado por seus familiares, que puxaram o "parabéns", Niskier cortou o bolo de aniversário e deu o primeiro pedaço à sua esposa, Ruth, com quem comemora no próximo domingo (3), 42 anos de casamento, relacionamento que também está retratado na exposição da Galeria Manuel Bandeira, que recebe visitantes de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas e está situada na Avenida Presidente Wilson, 231, Centro do Rio de Janeiro, no complexo de prédios da ABL.

Niskier planeja novos lançamentos

Autor de mais de 50 títulos principalmente nas áreas de educação e literatura infantil, Niskier já tem visa sua próxima publicação, intitulada "Crônicas do Correio Braziliense". "Eu não vou parar de escrever livros. O próximo está previsto para ser lançado nos próximos três meses, e vai trazer 55 crônicas", revelou.

Sobre Arnaldo Niskier

Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz, Arnaldo Niskier nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1935. É diretor-presidente da Consultor Assessoria de Planejamento, desde sua fundação, em 1972.

Licenciado em Matemática e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Arnaldo Niskier trabalhou 38 anos nas Empresas Bloch (Manchete) e na Rede Manchete. Tem doutorado em Educação pela Uerj, é Catedrático por concurso da mesma Universidade e também Professor Titular de História e Filosofia da Educação (aposentado a partir de 1995). Jornalista há mais de 50 anos, foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; de Educação e Cultura; de Cultura; e Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Membro efetivo da ABL, Niskier presidiu a Academia no período 1998/1999. Foi membro do Conselho Federal de Educação e do Conselho Nacional de Educação. Presidente da Câmara de Ensino Superior. É professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme);  Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão; Membro da Academia das Ciências de Lisboa (a partir de 2000); além de Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Niskier é autor de mais de 50 livros, entre os quais: A nova Educação; Tecnologias educacionais; Educação brasileira: 50 anos de história; O impacto da tecnologia; Qualidade do ensino; Tragédia do ensino púbico; O padre Antonio Vieira e os judeus; e Dr. Roberto (coautor). Na literatura infanto-juvenil, publicou, entre outros, O dia em que o mico-leão chorou; A coragem da tartaruga careta; O saruê astronauta; A Constituinte da nova floresta. Editou, ainda, Maria da Paz e Revelações de Isabela (romances); Uma nova maneira de pensar; A educação da mudança e Magia da educação (crônicas); O Souza e a pasta; Você viu o terremoto?; Um santo remédio; e O mistério do baixinho (contos).

Entre distinções e condecorações recebeu o da Legião de Honra da França; Ordem do Mérito Militar (Grande Oficial) ; Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito de Portugal; Ordem do Leão da Finlândia; Colar do Mérito Judiciário – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; e Medalha Visconde de Mauá – Associação Comercial do Rio de Janeiro.

*Do programa de estágio do JB.