ASSINE
search button

Carlos Vogt lança livro intitulado 'A Utilidade do Conhecimento'

Compartilhar

A Utilidade do Conhecimento (Editora Perspectiva), novo livro de Carlos Vogt, será lançado nesta terça-feira (28/04), a partir das 18h30, na Livraria da Vila, unidade Jardins, em São Paulo.

Vogt é poeta, linguista, professor titular de Semântica Linguística e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e foi presidente da FAPESP de 2002 a 2007.

É diretor de redação da revista eletrônica ComCiência e autor de diversos livros, como Poesias Reunidas (2008), Ilhas Brasil (2002) e A Imprensa em Questão (1997).

Segundo Vogt, a maior parte dos ensaios e artigos que compõem A Utilidade do Conhecimento resultou do trabalho de “ler, reescrever, fundir, refundir e reler textos” que tem publicado, principalmente na ComCiência.

“Em todos permanece, implícita ou explicitamente, a convicção de que perguntar pelo sentido da vida é formular uma questão eticamente útil e cuja utilidade é dada pelo alcance de nossas respostas e pelo ilimitado das perguntas a que nos obriga a liberdade de conhecer”, diz.

Vogt destaca no livro a importância da FAPESP em sua vida intelectual e acadêmica, iniciada na década de 1960, no papel de bolsista. “A inscrição da FAPESP em minha história de vida, pelos diferentes papéis que foram sendo constituídos, aos poucos excedeu sua importância profissional para instalar-se definitivamente como referência ética, afetiva e intelectual no universo de valores das relações pessoais e institucionais que, com ela, aprendi a prezar e a respeitar”, disse.

A Livraria da Vila Jardins fica na alameda Lorena 1731, telefone (11) 3062-1063.

Mais informações sobre o livro: www.editoraperspectiva.com.br