ASSINE
search button

Espetáculo no Palácio Tiradentes homenageia líder da Inconfidência Mineira

Compartilhar

A escadaria do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), será o cenário para o espetáculo “Tiradentes – Nem tudo o que parece é...”, nos dias 25 e 26 de abril. A montagem recriará fatos marcantes do mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O espetáculo, com entrada franca, integra a agenda cultural de 2015 do Departamento de Cultura da Alerj.

A história do alferes e mártir nacional, que saiu da antiga Cadeia Velha, onde hoje está o palácio, para morrer na forca, em 21 de abril de 1792, se passará em dois atos: da extração do ouro, no Brasil Colônia, passando pela reunião dos inconfidentes para a Conjuração Mineira, a prisão dos envolvidos, até sua clausura e o enforcamento.

Os organizadores do evento garantem uma surpresa no desdobramento da encenação, já que alguns historiadores não acreditam que Tiradentes foi enforcado – ele teria sido visto anos depois, em Paris. Toda a ação vale ressaltar, está fundamentada na pesquisa de historiadores.