ASSINE
search button

Museu Nacional mostra Arte com Dinossauros, na Quinta da Boa Vista

Compartilhar

A exposição Arte com Dinossauros é a mais nova atração do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aberta ao público a partir de hoje (16), a mostra permite que os visitantes conheçam a paleoarte, ou arte paleontológica, através do trabalho de escultores e ilustradores que recriam a aparência em vida de animais e plantas fossilizados em rochas.

Segundo o paleoartista Maurílio Oliveira, responsável pelo trabalho, será possível aos visitantes entender melhor como era a vida na Terra há milhões de anos. "A temática da exposição é focada na reconstrução de animais extintos, com destaque especial para dinossauros. Para isso, temos esculturas em tamanho real e ilustrações de dinossauros em seus ambientes naturais, mostrando como era nosso planeta", explica.

Maurílio diz que o grande diferencial da mostra é o aspecto natural das peças e a possibilidade do visitante tocá-las. "As peças foram reconstruídas para ter a aparência normal dos animais, de quando estavam vivos. Além disso, os visitantes poderão tocá-las, o que geralmente não ocorre, pela fragilidade das peças. Nesta exposição será possível sentir a textura da pele do animal e ter uma experiência mais próxima da realidade". Ele ainda ressalta a importância do espaço dado para as espécies de dinossauros brasileiros, bastante valorizados na mostra. "É importante enfatizar que o público terá uma grande oportunidade de ver os dinossauros brasileiros, que poucas pessoas conhecem", conclui.

Para orientar a visitação, mediadores e estudantes de paleontologia da própria UFRJ e do museu estão a postos para tirar dúvidas e garantir que o toque nas esculturas aconteça de forma organizada, sem nenhum dano às peças expostas. Criação recente, que já pode ser aproveitada pelas pessoas, é o uso do Passaporte Carioca, que consiste em uma caderneta de bolso com informações sobre 43 museus da cidade, com acesso gratuito em dias específicos. No caso do Museu Nacional são todas as quintas-feiras.

A exposição estará aberta para visitação até o dia 19 de julho, e o horário de funcionamento do museu – na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte do Rio – é de terça a domingo, das 10h às 17h; e às segundas, das 12h às 17h. Os ingressos – exceto às quintas-feiras – custam R$ 6, com direito a meia entrada para estudantes, menores de 21 anos e maiores de 60. Crianças até 5 anos e portadores de necessidades especiais têm gratuidade garantida todos os dias.