ASSINE
search button

Escritor e professor da ESPM lança livro em Paris em março

João Carrascoza participa de três mesas e um encontro na Sorbonne, de 20 a 22 de março

Compartilhar

Considerado um dos maiores contistas contemporâneos do Brasil, o professor João Anzanello Carrascoza estará junto à comitiva brasileira no próximo Salão do Livro de Paris, entre os dias 20 e 22 de março. Assim como ocorreu no Salão de Frankfurt, em 2013, o Brasil será o homenageado desta edição. 

No primeiro dia em Paris, Carrascoza participará no anfiteatro CNL da mesa "Razão e sensibilidade" ao lado dos escritores Ronaldo Correia de Brito, Cristóvão Tezza, Carola Saavedra, Sylvie Germain e Leonardo Tonus. No segundo dia do Salão, o escritor estará na mesa "Brasil, o país do futuro" ou a desconstrução de uma imagem edênica, ao lado de Ana Paula Maia, Marcelino Freire, Conceição Evaristo e Jean-Christophe Rufin. Já no terceiro e último dia do evento, ele vai estar ao lado de Fernanda Torres, Cristovão Tezza e François Weigel, quando participa da discussão sobre "Tecidos familiares". 

Além da presença no Salão do Livro de Paris, o escritor e pesquisador brasileiro estará em um encontro com estudantes de Letras (francês/português) na Sorbonne, para falar sobre o livro "Aos 7 e aos 40", que ganhou tradução na França, que será lançado durante o Salão. 

Na 35ª edição do evento, o Brasil contará com um espaço de 500 metros quadrados destinados à venda, exposição de livros e palestras com autores. Os autores escolhidos são Affonso Romano de Sant'Anna, Bernardo Carvalho, Betty Mindlin, Betty Milan, Bosco Brasil, Carola Saavedra, Cristovão Tezza, Daniel Munduruku, Edney Silvestre, Fernanda Torres, Fernando Morais, Férrez, João Carrascoza, Luiz Ruffato, Marcello Quitanilla, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Nélida Piñon, Paulo Coelho, Paulo Lins, Ricardo Aleixo, Ronaldo Correia de Brito, S. Lobo, Sérgio Rodrigues, Sérgio Roveri e Tatiana Salem Levy, entre outros. Um acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL) permitiu levar mais três imortais para a capital francesa: Ana Maria Machado, Antônio Torres e Nélida Piñon.  

Os curadores do evento são a escritora e idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, Guiomar de Grammont, que também participou da seleção de escritores, e o professor de Literatura na Université Paris-Sorbonne e nomeado Conselheiro Literário junto ao Centre National du Livre para o Salão do Livro de Paris em 2015, Leonardo Tonus.