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Boni e Ricardo Amaral lançam guia dedicado à gastronomia carioca

"Guia Boni & Amaral - O Rio é uma festa" apresenta dicas de restaurantes e botecos

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O diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e o empresário Ricardo Amaral lançaram nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, o Guia Boni e Amaral - O Rio é uma festa. Com ajuda de especialistas, acostumados a acompanhar cada novidade e a pesquisar as tradições gastronômicas da capital fluminense, a publicação oferece uma seleção democrática de restaurantes, botecos, bares e lanchonetes, de endereços populares aos mais sofisticados, da Zona Sul a Zona Norte. 

O lançamento, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, reuniu personalidades como o chef José Hugo Celidônio, o ator e humorista Paulo Gustavo, a autora de telenovelas Gloria Perez, a socialite Narcisa Tamborindeguy, entre outros conhecidos de Boni e Amaral, que são amigos há mais de 50 anos, e que se dizem apaixonados por gastronomia. 

"É verdade que a família real mudou o metabolismo do Rio de Janeiro, que, inesperadamente, tornou-se a única capital imperial das Américas. Mas, em matéria de gastronomia, o que esse período nos deixou foram as leiterias e as confeitarias, nada mais. No começo do século passado, proliferaram as casas de chope, utilizando as calçadas do Centro, nas quais predominava uma gastronomia portuguesa simples. Foi o barão austríaco Max von Stuckart que primeiro revolucionou a gastronomia do Rio, quando chegou à cidade em 1944", comentaram os autores, sobre o desenrolar de uma gastronomia brasileira a partir da preservação das raízes e a da criação de novos sabores. 

Em 2013, os dois já haviam lançado o Guia dos Guias, com dicas dos melhores restaurantes do mundo inteiro. Foi na ocasião que Heaven Delhaye, chefe de cozinha que ilustra a capa do livro, conheceu os dois. Ela ressalta o espírito de diversão e "boa comida" que o livro quis passar. Heaven, hoje, é responsável pelo cardápio das feijoadas de Ricardo Amaral, e prepara um livro com ele para o ano que vem. 

José Hugo Celidônio também comentou sobre o lançamento do livro. "Sou suspeito porque já tive restaurante. Agora, só penso em escrever. Mas acho maravilhosa essa história do Boni e do Amaral, e por essa razão estou aqui na fila para conseguir uma assinatura", brincou o chef. 

Na obra, Boni e Amaral batem um papo sobre o que mais os encantam na gastronomia carioca - da culinária sofisticada ao mais autêntico pé-sujo suburbano, passando por confeitarias, sorveterias e casas de vinho - ao dar uma visão que ninguém tem: a intimidade com a cidade, a de quem viu a evolução de nossa culinária e seu paralelo com o que acontece lá fora. E também de quem acompanha, passo a passo o surgimento de todos esses locais, suas tradições e suas tendências.

Com textos irreverentes e originais, fotos e o serviço completo de 298 locais, eles apresentam uma referência para quem quer conhecer melhor o Rio em busca dos pratos mais incríveis dos cardápios. As escolhas são resultado de um cuidadoso cruzamento de suas experiências com um grupo de consultores também apaixonados pela gastronomia do Rio: os críticos gastronômicos Juarez Becoza e Pedro Mello e Souza, os jornalistas Bruno Agostini, Paulo Mussoi, Eduardo Souza Lima e Carolina Barbosa.

O livro está dividido em três categorias: os restaurantes, os botecos e as comidinhas. Cada categoria está separada por destaques e verbetes. Os destaques são os preferidos do guia, Já os verbetes compõem a lista do que vale a pena na cidade.