ASSINE
search button

Nise da Silveira: biografia mostra trajetória de psiquiatra que mudou paradigmas

Compartilhar

Através de uma linguagem clara e concisa, a biografia ilustrada de Nise da Silveira - Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde, de Luiz Carlos Mello - documenta a extraordinária vida da psiquiatra brasileira realizadora de uma obra que, no gênero, se inscreve entre uma das mais importantes do mundo. Neste volume o leitor tem uma ampla visão da trajetória de sua vida, desde a infância em Alagoas até a morte no Rio de Janeiro em 1999, aos 94 anos de idade.

Após ter sido presa por dois anos durante a ditadura Vargas, ela contestou e colaborou para a transformação dos paradigmas da psiquiatria, criando instituições inovadoras como a Casa das Palmeiras, primeiro espaço terapêutico em regime de externato, que tornou-se referência para os atuais Centros de Atenção Psicossocial do Brasil e o Museu de Imagens do Inconsciente, um espaço de estudos e pesquisas que extrapolou a área das ciências, destacando-se também no mundo das artes visuais.

O autor, que conviveu com ela em seus últimos 26 anos, cria um roteiro cujo fio condutor é a fala da própria Nise, através de textos retirados de anotações pessoais, entrevistas e depoimentos em diversas formas de mídia, conferindo à narração um tom coloquial. Soma-se a isso fotografias, documentos, correspondências, manuscritos, sonhos e pensamentos que lançam luz nos principais acontecimentos que construíram  sua história. As pesquisas por elas desenvolvidas e os conhecimentos gerados  são acompanhados por uma seleção de obras do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente que foram decisivas na realização de sua obra, reunindo significação simbólica e beleza estética. 

A fotobiografia baseou-se amplamente em documentos do arquivo Pessoal Nise da Silveira, que acaba de ser contemplado pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO e incluído no Registro Nacional do Programa, que procura identificar conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. A cerimônia de entrega do Diploma de Registro foi realizada no dia 11 de dezembro de 2014,  no Arquivo Nacional.

Trajetória de Nise da Silveira 

Nise da Silveira (* 1905/ + 1999) foi psiquiatra. Em 1946 fundou o Serviço de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Em 1952, criou ali o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudo e de pesquisa que reúne obras produzidas nos ateliês de atividades expressivas (pintura e modelagem). Alguns anos mais tarde, em 1956, a Dra. Nise, juntamente com um grupo de pessoas animadas pelas mesmas idéias, daria vida a mais um projeto: a criação da Casa das Palmeiras, uma clínica destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas, onde atividades expressivas são realizadas livremente, em regime de externato. Nise da Silveira também foi responsável pela formação do Grupo de Estudos C. G. Jung. 

Suas pesquisas deram origem, ao longo dos anos, a exposições, filmes, documentários, audiovisuais, simpósios, publicações, conferências e cursos, tanto sobre terapêutica ocupacional quanto sobre a importância das imagens do inconsciente na compreensão do mundo interno. Luiz Carlos Mello começou a trabalhar como colaborador de Nise da Silveira em 1974. Desde essa época vem desenvolvendo, organizando e divulgando o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente e as pesquisas ali realizadas. Como diretor e curador organizou publicações, diversas exposições no Brasil e no exterior. Dirigiu quinze documentários audiovisuais que sintetizam algumas das principais pesquisas realizadas no museu. Esses documentários são apresentados em universidades e instituições culturais, acompanhados de conferências e debates sobre o estudo científico do processo psicótico esquizofrênico. Como reconhecimento da importância de sua obra, a Dra. Nise tem recebido condecorações, títulos e prêmios em diferentes áreas do conhecimento: saúde, educação, arte e literatura. Seu trabalho e seus princípios inspiraram a criação de museus, centros culturais e instituições psiquiátricas no Brasil e no exterior. Por meio de seu trabalho introduziu a psicologia junguiana no Brasil.

LANÇAMENTO DO LIVRO

17 de dezembro, quarta-feira, 18 horas

Debate com Luiz Carlos Mello e Marco Lucchesi

CCJF - Av. Rio Branco, 241 - Centro, RJ