ASSINE
search button

Tio Samba: Orquestra de samba lança seu primeiro DVD

Compartilhar

Junte instrumentos de sopro (com direito até a uma tuba) a outros de cordas e percussão. Imaginou uma orquestra? OK. Uma sinfônica? Não, exatamente... Que tal uma orquestra de samba? É como podemos definir o Tio Samba e seus 12 componentes. O grupo, que tem no currículo três CDs, lança, dia 05 (sexta-feira), no Centro de Referencia da Musica Carioca, seu primeiro DVD, "Tio Samba Show", primeiro fruto do selo DesArts. A gravação teve as participações dos cantores Diogo Nogueira e André Rio e do trio Mulheres de Máscaras (Flávia Dantas, Julieta Brandão e Nina Wirtti) num show dirigido por Ana Charrett e pelo jornalista Alexandre Silpert, que morreu este ano. 

"Um show é uma coisa muito maior do que a apresentação de um repertório a uma plateia. Após 15 anos de existência, sentimos que era fundamental registrarmos nossa performance ao vivo. Com o lançamento deste DVD, podemos oferecer às pessoas este algo a mais, que vai além da nossa execução musical. Isso permite que nosso público tenha a integralidade de nossa arte à mão para aproveitar-se dela a qualquer momento e em qualquer lugar", explica Carlos Mauro, compositor e vocalista do grupo. 

O repertório do show de lançamento é praticamente idêntico ao do espetáculo registrado no DVD, com a inclusão da marchinha "Gás de pimenta" (Carlos Mauro e Sergio Barros), feita para o carnaval de 2014 e cuja gravação, de estúdio, integra os extras do DVD. O roteiro musical reúne canções dos CDs do grupo, além de releituras para três clássicos do samba: "Chiclete com banana" (Gordurinha e Almira Castilho), "Bela cigana" (Ivor Lancellotti e João Nogueira) e "É preciso discutir" (Noel Rosa).  

Com arranjos que unem cordas, sopros à percussão dos grupos regionais de samba e choro, o grupo tem no currículo os CDs "Quero Ver "(2003), "É Batata!," dedicado a Carmem Miranda (finalista do 22º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de Samba em 2010) e "Mais pra cá do que pra lá" (2012). Este proporcionou, em 2013, a indicação do Tio Samba como finalista no troféu "Samba é tudo de bom" na categoria Melhor Grupo. 

O Tio Samba é formado por Carlos Mauro e Luciana Lazulli (vocais), Marcio Arese (sax tenor), Fabiano Segalote (trombone e bombardino), Carlos Vega (tuba), Beatriz Stutz (clarineta e sax alto), Matheus Moraes (trompete), Bernardo Dantas (violão 7 cordas), Thiago Cunha (cavaquinho), Diogo Barreto, Alfredo Alves e Marconi Bruno (percussão). 

Serviço: 

Show de lançamento do DVD "Tio Samba Show"

Única apresentação: dia 05 de dezembro (sexta-feira), às 19h30min 

Centro Municipal de Referencia da Musica Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca. Tel: 3238-3831) 

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada para os casos previstos na lei) 

Venda sob pagamento em dinheiro a partir das 17h30m do dia da apresentação