ASSINE
search button

Morre Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Compartilhar

Morreu nesta sexta-feira (28), o ator e comediante Roberto Bolaños. Ele estava em sua casa, em Cancún, e vinha se recuperando se problemas de saúde. A morte de Bolaños, que ficou famoso por interpretar e criar os personagens Chaves e Chapolin Colorado, foi confirmada pela emissora mexicana Televisa.

Aos 85 anos, o ator estava frágil e recebia cuidados médicos durante todo o dia. Nas redes sociais, os fãs de ator começaram a fazer homenagens logo após o anúncio. Ele havia tranquilizado seus admiradores recentemente, ao negar sofrer de uma doença degenerativa. 

"O estado dele é grave, mas estável, assim dizem seus médicos, que também já afirmaram que não existe esperança de recuperação. Eles temem o pior e estão até se preparando para isso", havia dito um amigo em maio.

Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, escreveu em seu twitter: "Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre". Bolaños era casado com Florinda Meza, que interpretava Dona Florinda. Ainda não há informações sobre o velório e enterro do ator.

Roberto nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho de Francisco Gomez Linares e Elsa Bolaños Cacho, foi o segundo de três irmãos. Sua mãe era secretária e teve que criar os três filhos sozinha, já que o marido morreu quando Roberto ainda era muito pequeno. Mesmo ausente, o pai, um pintor, foi uma figura importante para aproximar Bolaños da arte.

>> 'Todo meu amor para o Brasil', disse Bolaños em último tweet

>> Fãs lamentam morte de Roberto Bolaños: "Obrigado pelas risadas"

>> 'Chiquinha' se despede de Roberto Bolaños: "descanse em paz"

Antes de virar ator, ele cursou faculdade de engenharia na Universidade Nacional Autônoma e México (UNAM), mas nunca exerceu a profissão. Tentou também a vida como lutador de boxe. Começou a trabalhar com criação publicitária e, por volta dos 20 anos de idade, escreveu diversos roteiros de programas de TV. Também foi autor de canções e roteiros para programas de rádio.

Entre 1960 e 1965, era o roteirista de dois shows considerados tops na televisão mexicana: 'Comicos y Cancione' e 'El Estudio de Pedro Vargas'. Nesta época, ganhou o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado. Trata-se de uma versão castelhana do nome Shakespeare para "Shakespearito", já que Bolaños tinha grande aptidão para criar boas histórias.

Em 1968, assinou um contrato com a recém-formada rede Televisión Independiente de México, que lhe deu 30 minutos na programação, com total autonomia. Neste espaço, estreou como escritor e ator em 'Los Supergenios de la Mesa Cuadrada', onde conheceu o grupo que viria a acompanhá-lo durante os anos seguintes e que seria um marco da televisão mexicana: Ramon Valdez, Ruben Aguirre, Florinda Mesa, Carlos Villagran, Angelines Fernandez, Edgar Vivar e Maria Antonieta de las Nieves. Com o sucesso, em 1970, a emissora concedeu espaço de uma hora nas noites de segunda-feira.

No programa, chamado 'Chespirito', ele fez a estreia de seus dois personagens mais queridos e conhecidos ao redor do mundo, Chaves, do original em espanhol El Chavo del 8, e Chapolin Colorado, do original El Chapulín Colorado. Os personagens se tornaram tão populares que a rede promoveu, para cada um, uma série semanal de 30 minutos. As aventuras de Chaves foram exibidas originalmente de 1971 a 1992. Já o Chapolin foi originalmente exibido entre 1970 e 1979.

A dedicação aos seriados Chaves e Chapolin Colorado também rendeu um casamento para Bolaños. Após 27 anos trabalhando juntos, ele se casou, em 2004, com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Ele tem seis filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda.

O sucesso na televisão levou-o ao cinema, onde teve êxito com filmes como 'El Chanfle', 'Don Ratón y Don Ratero' o 'El Charrito'.  Em 1995, decidiu deixar as câmeras para dedicar-se ao teatro e ao seu trabalho como músico e escritor.

Bolaños ainda escreveu várias telenovelas, roteiros de cinema e um livro de poesia. Tornou-se mais ativo politicamente, fazendo campanha para determinados candidatos mexicanos e foi militante contra uma iniciativa para legalizar o aborto no México.

* Com informações do Portal Terra