ASSINE
search button

Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro começa na terça-feira

Compartilhar

Começa na próxima terça-feira, dia 7 de outubro,  a 12ª edição do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, que chega ao palco do histórico Teatro Princesa Isabel, com doze espetáculos adultos e oito infantis. A direção-geral e curadoria é do produtor cultural Eduardo Marins e o evento é apresentado pela Araujo Abreu, empresa que patrocina o festival pelo segundo ano consecutivo.

Em 2014, a programação do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro aposta em novos grupos da capital fluminense e adjacências, com especial enfoque em realizações provenientes da periferia carioca. São grupos de comunidades carentes que mostram a força social da arte. Entre eles estão o Grupo Arte Em Alta, da Cidade Alta, Cordovil, com "Um Olhar Carioca"(08/10); Em Cena SESI, de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, com "Procura-se Uma Rosa" (09/10); e o Grupo Manguinhos Em Cena, que apresentará "Sintonia Suburbana" (14/10), texto criado colaborativamente com Renata Mizrahi (dramaturga premiada da nova geração carioca).

Companhias de outros bairros e históricos também participam do festival com textos originais como "A Guerra dos Sexos"(15/10), da Cia. de Teatro Barquinhos de Papel; "Móveis Imóveis" (23/10) do Grupo Cuidado Que Quebra; e "Eva 360" (30/10) do Serragem - Núcleo de Investigação Cênica. 

A dramaturgia célebre ficará por conta das montagens de "A Casa de Bernarda Alba" (16/10), do espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936), pela Cia. Teatro Vivo e "A Dama de Copas e O Rei de Cubas"(28/10), do brasileiro Timochenco Wehbi (1943-1986). 

Na programação infantil também surgem autores clássicos em "O Sonho de Alice" (12/10), do Grupo Semearte, inspirado no inglês Lewis Carroll (1832-1898) e "O Novo Peter Pan" (01/11), do Grupo Vamos Fazer Arte, a partir do escocês J. M. Barrie (1860 - 1937).

Troféu Arlequim

A comissão julgadora desta edição será formada pelo dramaturgo, diretor e crítico de teatro Lucianno Maza, o diretor e ator Claudio Handrey e os atores e produtores Claudio MeloDenise ZuzianneBruna Campello José Eudes. O juri vai eleger os ganhadores do Troféu Arlequim, premiação do festival, em categorias como atores protagonistas e coadjuvantes, diretores, cenógrafos, figurinistas e iluminadores, além dos melhores espetáculos adulto e infantil, que também ganharão uma temporada com todas as despesas pagas na programação de teatro profissional do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação ocorrerá na semana seguinte ao encerramento da programação e será apresentada pela atriz e jurada do festival Denise Zuzianne e o ator Fernando Reski.

Ao longo da história, o Troféu Arlequim já foi concedido a inúmeros novos talentos e também a nomes consagrados como Camilla Amado que participou deste festival, assim como Aderbal Freire-Filho, Lázaro Ramos, Luiz Carlos Maciel Lionel Fischer. Entre os espetáculos ganhadores dos últimos anos, nota-se uma grande diversidade, como o vencedor de 2013: "Brainstorming Anônimos", uma comédia metateatral escrita por uma nova dramaturga (Carla Vilardi) e voltada ao público jovem; ou o escolhido em 2012, "Uma História Oficial", pesquisa de um grupo (Cia. Cortejo; Rodrigo Portella) a partir da América Latina e que, após participar do festival, foi indicada ao Prêmio Shell; e ainda uma montagem do clássico brasileiro"Álbum de Família" (Cia. Guerreiro; Jorge Farjalla) de Nelson Rodrigues em 2011.

Edição paulista e oficina

Uma curiosidade interessante é que desde 2009 o festival ganhou uma versão paulista realizada pelo mesmo Eduardo Marins: o Festival de Teatro Cidade de São Paulo, que em 2014 aconteceu em agosto e cujos vencedores encontram-se em cartaz neste momento no Teatro União Cultural

Acreditando que é preciso investir no aprimoramento dos artistas participantes, o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro irá oferecer uma oficina exclusiva para atores do evento com a reconhecida diretora e professora de teatro Ana Kfouri. Uma oportunidade para esses talentos crescerem ainda mais.

Programação da Mostra Adulta

Terças, quartas e quintas, às 21 horas

07 de Outubro: Dani Night, Meu Passado Me Condena (Michelle Ferrúcio)

08 de Outubro: Um Olhar Carioca (Grupo Arte Em Alta)

09 de Outubro: Procura-se Uma Rosa (Em Cena SESI)

14 de Outubro: Sintonia Suburbana (Grupo Manguinhos Em Cena)

15 de Outubro: A Guerra dos Sexos (Cia. de Teatro Barquinhos de Papel)

16 de Outubro: A Casa de Bernarda Alba (Cia. Teatro Vivo)

21 de Outubro: Púcaro Búlgaro: Expedição Extraordinária à Bulgária (Cia. Teatro Nervoso)

22 de Outubro: Relatos de Professores (Conchas Produções Artísticas)

23 de Outubro: Móveis Imóveis (Grupo Cuidado Que Quebra)

28 de Outubro: A Dama de Copas e O Rei de Cubas (Cia. Aqueles Dois)

29 de Outubro: Coiteiros de Paixões (Cia. de Teatro Cordão Encantado)

30 de Outubro: Eva360 (Serragem - Núcleo de Investigação Cênica)

Programação da Mostra Infantil

Sábados e domingos, às 17 horas

11 de Outubro: Vida de Borboleta, o Musical (Elementos Produções)

12 de Outubro: O Sonho de Alice (Grupo Semearte)

18 de Outubro: Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau (Oficina de Musicais Madjer Geanini)

19 de Outubro: A Formiguinha Fofoqueira (Cia. Fábrica de Cultura)

25 de Outubro: Os Viajantes (Espaço Cultural Vamos Fazer Arte)

26 de Outubro: A Solteirilda (Cia. de Bode)

01 de Novembro: O Novo Peter Pan (Grupo Vamos Fazer Arte)

02 de Novembro: Novos Amigos (Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias)

Premiação

Quarta, às 21 horas

05 de Novembro: Cerimônia de premiação do festival e entrega do Troféu Arlequim

Serviço

Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro

Datas: De 7 de Outubro a 2 de Novembro de 2014

Horários: Terças, quartas e quintas, às 21h (adulto) e sábados e domingos, às 17h (infantil)

Local: Teatro Princesa Isabel

?Endereço: Avenida Princesa Isabel, 186 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ?

Telefone: (21) 2275-3346

?Ingressos (todos os espetáculos): R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada)

?Bilheteria aberta de terça a domingo a partir de 15h?

Verifique a classificação indicativa de cada espetáculo.?

Mais informações no site: www.teatrofest.com