ASSINE
search button

Jardim Botânico do Rio abre espaço para a leitura

Compartilhar

Que tal ler um bom livro ou revista aproveitando o ambiente tranquilo e o ar puro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro? O projeto Leia Verde no Jardim Botânico é um motivo a mais para visitar o Jardim durante o mês de outubro. Livros e revistas estarão disponíveis para o público em dois carrinhos de jardinagem pintados de verde, localizados no Corredor Cultural - próximos aos bancos e espaços para descanso e lazer que substituíram o estacionamento da Rua Jardim Botânico nº 1008.

O projeto visa incentivar, entre os visitantes e frequentadores, a leitura de publicações sobre temas relacionados ao meio ambiente. É um modo de compartilhar conhecimentos sobre a missão dos jardins botânicos, das unidades de conservação e outras áreas verdes, bem como incentivar práticas como jardinagem, paisagismo, hortas comunitárias e residenciais, contribuindo para uma mudança de comportamento e estilo de vida. A ideia é promover a educação ambiental de uma maneira espontânea, descontraída e prazerosa.

Dois monitores estarão no local para dar informações e orientações ao público sobre o projeto. Os visitantes poderão ler no Jardim, levar livros e revistas emprestados para casa ou mesmo ficar com eles, dependendo do título. As publicações receberão carimbos informando se estão disponíveis apenas para consultas ou se podem ser levados pelos interessados. Os visitantes também poderão trocar ou doar livros - mas somente dentro da temática ambiental. As publicações devem estar em bom estado de conservação.

Os servidores do JBRJ, colaboradores, associados da AAJB e parceiros contribuem doando livros e revistas para o projeto, que vai funcionar de 1º a 31 de outubro, nas segundas-feiras das 11h às 16h, e de terça a domingo, das 9h às 16h.