ASSINE
search button

Infantil Entre Princesas e Monstros revela um lado diferente dos contos de fada

Compartilhar

Contos de Fadas de um jeito que você nunca viu.  Em cena, uma princesa roqueira, um sapo mestre-sala, uma rainha decadente e um Barba Azul celebridade ressurgem de suas narrativas tradicionais com uma nova roupagem. O espetáculo, com texto e direção de Andrea Gaspar, faz uma compilação de fábulas e contos infantis com uma releitura bem humorada e inusitada. As apresentações acontecem até o dia 5 de outubro,todos os sábados e domingos,  no Centro Cultural Solar de Botafogo, às 16h. 

 Há anos os clássicos infantis cumprem um papel importante na formação de leitores, mas também imprimem no inconsciente coletivo de inúmeras gerações visões conservadoras que não se enquadram mais no contexto histórico atual. A partir dessa premissa, as três histórias, baseadas em três contos infantis: A Princesa e a Ervilha, A Princesa e o Sapo e O Barba Azul, apresentam ao público personagens conhecidos do universo infantil sob um colorido contemporâneo, costurado por uma temática comum: aceitar as diferenças da cada um. As histórias são intercaladas por números de dança e apresentações musicais que ilustram e alinhavam o espetáculo.

"Imaginei que reescrever os clássicos, buscando finais inusitados que fizessem as pessoas repensarem um pouco os papeis tradicionalmente atribuídos aos príncipes, princesas e monstros, pudesse valorizar a importância da aceitação do outro, da diferença", destaca Andrea Gaspar.

 O cenário de Marcos de Los Santos  é composto por um baú que se transforma em outros objetos cênicos e no decorrer da história assume a forma de mala, de um Fusca e até de uma mesa de jantar. Ao fundo do palco há um telão para a projeção de imagens animadas que ilustram a entrada do castelo, o Monte Fuji, a Pérsia, lagos, estradas, entre outros lugares. Em uma das histórias há também o uso de bonecos, que entram para contar parte de um dos contos, sendo manipulados pelos próprios atores. 

A trilha sonora, composta originalmente para o espetáculo por Mário Fontanive Andrade e Andrea Gaspar, acompanhada de números musicais, faz uma mistura de ritmos que vai do xote ao rap. Há também paródias das músicas Wave (Tom Jobim) e Uma prova de amor (Zeca Pagodinho).

O Centro Cultural Solar de Botafogo, localizado na Rua General Polidoro, 180 - Botafogo. O telefone para contato é 2543-5411. Os ingressos custam R$40 (inteira) R$20 (meia). A Classificação indicativa é para crianças acima de quatro anos.