ASSINE
search button

Começa nesta sexta-feira (25)  Prêmio Paschoalino em Paty dos Alferes

Programação completa pode ser conferida abaixo

Compartilhar

O Festival da FETAERJ – PRÊMIO PASCHOALINO - é a ação mais importante realizada pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. Em sua 36ª Edição, o festival possui um grande histórico sendo reconhecido como um dos festivais mais longos do país, ocorrendo de forma ininterrupta.

 

O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente no final do mês de julho e, neste período de grande encontro teatral, os federados vivenciam diariamente os espetáculos da Mostra Competitiva de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, Companhias convidadas de outros Estados, oficinas, debates, discussões acerca do fazer teatral. O festival é o momento de troca de experiências, de arte e linguagens de artistas de locais diferentes que somam estas experimentações.

 

Neste sentido, o festival da FETAERJ torna-se um local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que nestes dias a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.

Neste ano o Festival terá mais uma edição na tradicionalíssima ALDEIA DE ARCOZELO, de 25 de julho a 03 de agosto de 2014, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.

 

Programação

 25/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo.

O QUARTO DE BIANCA – Espetáculo Convidado vencedor do 35º Prêmio Paschoalino

Grupo Interferência Teatral

Texto e Direção: Rafael Cal

Elenco: Renata Egger

Sinopse: Bianca é a filha mais velha que volta a casa onde cresceu. Observando o cenário de sua infância, Bianca reconta e remonta suas histórias, lembra de passagens da infância, de detalhes da casa e de episódios com a mãe, alterando os caminhos percorridos e construindo suas próprias novas verdades.

Classificação: 14 anos

 26/07 – 11h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo.

KWAGALANA, HISTÓRIAS DE UM PRÍNCIPE NEGRO

Grupo Amadores S/A

Texto e Direção: Daniele Zamorano

Elenco: Daniele Zamorano, Gabriel Leal e Mônia Zimmermann

Sinopse: Apontado pelo adivinho Ifá como futuro rei de sua tribo, Kwagalana é raptado e vendido como escravo para trabalhar nas minas brasileiras. O menino traz consigo as histórias que ouvia de seu avô Dembo e luta para concretizar a previsão do oráculo africano.

Classificação: Livre

 

26/06 – 17h – Teatro Itália Fausta, Aldeia de Arcozelo.

FURDUNÇO NA ROÇA

Cia do Risco

Texto: Débora Esteves

Direção: Mauro Marques

Elenco: Lincoln Fernandes, Jéssica Pereira, Débora Esteves, Mauro Marques, Leonardo Rodrigues e Nilda Andrade.

Sinopse: Furdunço na Roça narra a divertida história de amor de Maria Chiquinha e Zé Buscapé, que nasce e cresce em meio a brincadeiras, cantigas e tradições que envolvem os festejos juninos preparados com alegria pelo povo do Arraial em que vivem.

Classificação: Livre

 

26/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

DO OUTRO LADO DE WOOLF          

Cia Religare de Teatro

Texto e Direção: Marcelo Tosta

Elenco: Maria Elizabeth Mendonça dos Santos,Marcia Gomes,Aline Cruz, Eduardo de Moraes, Felipe Arthur, Bennya Giri, Juliany Dias, Cristiano Carlos Nascimento, Jonatha Ferreira, Elaine Giglio, Aline Vila e Gelda Veloso.

Sinopse: Margarida parece enlouquecer! Sua fúria foi despertada pela leitura de Orlando, de Virgínia Woolf. A partir daí, tudo começa a ser remexido na família, alcançando também o vilarejo e as outras pessoas. Uma intrigante teia de revelações se forma diante dessa “loucura” e vai levantando poeira para culminar num desfecho surpreendente.

Classificação: 16 anos

 

27/07 – 11h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo.

HIGH SOCIETY

LATEX - Laboratório de Artes e Teatro Experimental

Texto e Direção: Pablito Torres

Elenco: Danielle Rodrigues e Rodrigo Schuenck

Sinopse: Mulher excêntrica, cansada da monotonia da vida de um milionário, convence o marido, a levá-la a passar um final de semana em uma comunidade de classe baixa, para vivenciar de perto as mazelas da pobreza, a fim de evoluírem como seres humanos.

De maneira divertida, bem humorada e envolvente, traz a reflexão as contradições dos comportamentos sociais e revela peculiaridades típicas do universo das classes sociais opostas.

Classificação: 10 anos

 

27/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

BRINQUEDOS DE HELOÍSA

Grupo Cria

Texto: Cláudia Byspo e Marcelo Atahualpa

Direção: Manuel Thomas e Cláudia Byspo

Elenco: Cláudia Byspo, Betto Morzza, Leo Nogueira, Carlos Jorge e Tami Rizzoli.

Sinopse: "“Brinquedos de Heloísa” dramatiza o questionamento sobre o quanto vale a pena ser gente, cruzando o destino de quatro brinquedos que estão em um espaço onde o circundar da dona deles ( Heloísa) instaura um clima de tensão, angústia e euforia. Nesse lugar, viver como gente é permitido, às vezes evitado.

Classificação: 12 anos

 

28/07 – 11h – Teatro Renato Vianna

NADA ME AFLIGE

Contra Bando de Teatro e Outras Patifarias

Direção: Mauro Marques

Elenco: Gideão, Nilda Andrade, Mariah Salvatore, Vanessa Rocha e Victor Meireles.

Sinopse: Contando com textos de diversos autores, o espetáculo trata das aflições humanas em suas variadas configurações.

Classificação: 14 anos

 

28/07 – 17h – Teatro Municipal de Paty do Alferes, Centro Cultural Maestro José Figueira.

O PEQUENO PRÍNCIPE – Espetáculo Convidado

Cia de Teatro CSM

Texto: Antoine Saint Exupéry

Direção: Mauro Marques

Elenco: Bárbara Barsi, Ângelo César Barsi, Jady Sathler, Matheus Silva, Valentina Farias, Joana D’Arc Freire, Gabrielle Araújo e Duda Estolana.

Sinopse: O Pequeno Príncipe não é um espetáculo só para crianças, é um espetáculo para adultos também, pois devolve a cada um o mistério da infância: De repente retornam os sonhos e voltam ao coração recordações perdidas. Pela mão do pequeno príncipe, recuperamos a meninice, abrindo uma brecha no tempo. Quebramos, por momentos, a carapaça de seriedade que nos envolve para descobrirmos juntos os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes.

Um espetáculo inesquecível para todas as idades.

Classificação: Livre

 

28/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

DECAMERON - A COMÉDIA DO SEXO

Corpus In Scena

Texto: Giovanni Boccaccio

Adaptação e direção: Vivaldo Franco

Elenco: Adilson Lopes, Armindha Freire, Rennan Magalhães e Verônica Areas.

Sinopse: O espetáculo é uma comédia composta por duas novelas do escritor franco-italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375) selecionadas do romance DECAMERON. A história narra a viagem de uma trupe de teatro da Comédia Del'Art que fugindo da peste em pleno 1348, acampa próximo aos vilarejos de uma Itália Medieval para encenar suas histórias de amor e sexo.

Classificação: 14 anos

 

29/07 – 11h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

NA PANCADA DO GANZÁ

Cia Laboratório Cultural

Texto e Direção: Marcos Covask

Elenco: Daylma Santos, Gabriele Roberto, Natália Costa, Pedro Porthyz, Raphael de Souza, Thayane Simões, Jéssica Meireles, Madson Vilela, Virgínia Adler, Leonardo Araújo, Kássia Ellen, Heloisa Trevula, Rômulo Souza, Talia Silva, Rafaela Lima, Suzan Ribeiro, Suzana Barbosa, Vêronica Souza, Guilherme da Silva Reis, Eric Moraes, Manoella Rocha e Ediane Gomes.

Sinopse: O espetáculo “Na Pancada do Ganzá” é uma livre adaptação teatral com elementos de cordel baseada no universo de Ariano Suassuna. O roteiro desenvolve uma dramaturgia focada em trechos de O Auto da Compadecida e O Santo e A Porca, inserindo novos personagens e unindo cenicamente as duas histórias. Utilizamos elementos da cultura popular brasileira. A história é narrada por um grupo de Quadernas/Anjos. Os personagens ganham vida através da farsa nordestina utilizadas pelos atores em cena.

Classificação: 12 anos.

 

29/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

BENTO

CATE - Companhia de Artes Teatrais

Texto: Machado de Assis

Adaptação e Direção: Léo Morais

Elenco: Rodrigo Villas Boas

Sinopse: Bento Santiago, no alto de sua maturidade, se dispõe a narrar a retrospectiva de sua história. No entanto, desde logo fica evidente que seu interesse pela própria biografia tem um foco bastante dirigido: o grande amor de sua vida. Ou mais até que isso: a grande obsessão de sua vida.  Uma releitura do clássico machadiano Dom Casmurro com a Cate – Companhia de Artes Teatrais.

Classificação: 10 anos

 

30/07 – 11h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

OLIVEIRAS

Expressarte Verbalizando

Texto e Direção: Michael Alves

Elenco: Amanda Machado e Michael Alves.

Sinopse: Uma família perfeita. Ou não. A história da família Oliveira é contada pelos irmãos Eliza e Eduardo. A todo o momento eles reviram o passado relembrando tudo o que acontecera em suas vidas. Entre muitos mistérios envolvendo essa família, eles se deparam com um segredo que mudará todo o rumo dessa história.

Classificação: 12 anos

 

30/07 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

VERÃO – Espetáculo Convidado

Grupo Etapa

Texto: Marcelo Basbus Mourão

Direção: Samuel Costa

Elenco: Marcelo Basbus Mourão e Thedy Pontes.

Sinopse: A peça aborda o relacionamento de Maurício e Eduardo que se conhecem na Exposição do fotógrafo Rick, amigo de Eduardo.

Com 5 anos de convivência, eles vivenciam todas as fases de um relacionamento moderno não faltando a análise do lugar comum da relação.

Classificação: 16 anos

 

31/07 – 11h – Teatro Renato Vianna

AINDA AQUI

Cia. Cerne

Texto e Direção: Vinicius Baião

Elenco: Higor Nery e Leandro Fazolla.

Sinopse: Criado a partir do versículo bíblico “Da mesma boca procedem benção e maldição” (Tg 3, 10), Ainda Aqui tem como protagonista o trabalho do ator, com mais de dez personagens compostos por apenas dois atores em cena. Promovendo uma reflexão sobre os papeis representados pela palavra – dita ou ausente – nas experiências humanas, é a partir das entranhas de uma família, desde sua gênese, que a trama se desenvolve.

Classificação: 12 anos

 

31/07 – 21h – Teatro Renato Vianna

CIÚME

Cia Teatral Língua de Trapo

Texto e Direção: Paulo Marcos de Carvalho

Elenco: Iara Roccha 

Sinopse: “Minha vida bem que daria uma fotonovela!” Monólogo com a atriz Iara Roccha -* Trata da vida de uma mulher que vive a fantasia de ser as heroínas das fotonovelas.Esta afirmação da personagem inspira trilha sonora, cenários, figurinos e adereços em uma construção que busca inspiração neste gênero literário, tão famoso no Brasil nas décadas de 60 e 70.

Classificação: 14 anos

 

01/08 – 11h – Teatro Renato Vianna

ACORDA, AMOR

Cia quatro manos

Texto: Marcos Camelo e Florencia Santángelo (livremente inspirados no conto clássico "A Bela Adormecida" de Ch. Perrault

Direção: Marcos Camelo

Elenco: Florencia Santángelo

Sinopse: Uma narrativa onde o ator, em última instância, narra a si mesmo. Contar uma historia que todos conhecem de forma que ninguém imagina: Acorda, amor! É um espetáculo baseado no conto clássico “A bela adormecida”,  porém a nossa encenação se constrói à margem da historia. Mas do que o tradicional argumento, escolhemos contar o encantamento de um grande amor, a dor de uma despedida, a euforia de uma comemoração, uma saudade que dura para sempre. O fantástico, profundamente humano.

Classificação: Livre

 

01/08 – 17h – Teatro Municipal de Paty do Alferes, Centro Cultural Maestro José Figueira

Mostra FETAERJ em Cena Curta: Com as cenas “O Coma” e “Cenas de Sangue Num Bar da Avenida São João”, destaques do IV Festival de Esquetes da FETAERJ.

CENAS DE SANGUE NUM BAR DA AVENIDA SÃO JOÃO

Trupe Andarilhos de Teatro

Texto: Ricardo Hofstetter

Direção: Fábio de Freitas

Elenco: Fábio de Freitas, Paulo Motta e Tainá Lasmar.

Sinopse: Waldemar “O Rei do Meyer”, famoso garanhão carioca, foi capaz de virar um santo para se casar com a doce Amélia. Mal sabia ele que tal mudança poderia ter um fim tão inesperado.

Classificação Etária: 14 anos

 

O COMA

Grupo Teatral LoucAtores

Texto:  Anderson Alcantara e Léo Torres

Direção: Daniel Ferrão

Elenco: Anderson Alcantara, Anna Cristina Ribeiro, Dyogo Botelho, Fabiano Bernardelli, Léo Torres e Natália Di Vaio.

Sinopse: Olegário é um sujeito banana, superprotegido pela ciumenta mãe e que se apaixona pelas "ancas" da fogosa Maria Angélica.Vários fatos acontecem e o fazem questionar: Continuar sendo ou não um banana?

Classificação: 14 anos.

 

01/08 – 21h – Teatro Renato Vianna, Aldeia de Arcozelo

A MULHER

Trupe do Descoco

Texto: Trupe do Descoco

Direção: Marcia Small Brasil

Elenco: Oberdan Lima Jr, Richard marx, Tião Gabriel e Tiago Castro.

Sinopse: Quatro rapazes narram às aflições de um paralítico, casado com uma jovem e linda mulher, tomado por um ciúme compulsivo e perseguido pela ideia de traição. Ele compra a vigilância de seus empregados para seguirem os passos de sua esposa 24h por dia. A mulher, inocente, arquiteta um plano de fuga para escapar da insana perseguição. Atordoada com as perguntas e cobranças diárias do marido, ela resolve tomar uma decisão drástica.

Classificação: 13 anos