ASSINE
search button

Corpo de Ariano Suassuna é velado no Recife, enterro será à tarde

Compartilhar

O corpo do escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna está sendo velado desde a noite de ontem (23) no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Ele será enterrado hoje (24) às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife. Suassuna morreu ontem, às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. Ele estava internado desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Suassuna tinha 87 anos e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1994, ocupando a Cadeira 32. Ele foi autor de dezenas de peças de teatro e de livros, sendo o Auto da Compadecida a de maior alcance popular.

>> Dilma diz que Suassuna foi capaz de traduzir a alma e tradição nordestinas

>> Morte de Suassuna é perda irreparável, diz presidente do Congresso

>> Morte de Suassuna repercute no Twitter: "tesouro nacional"   

>> Com a morte de Suassuna, ABL perde o terceiro acadêmico em um mês   

Diversas autoridades lamentaram a morte do escritor. A presidenta Dilma Rousseff destacou que a literatura brasileira perdeu uma grande referência cultural, com a morte do escritor e dramaturgo. Em nota, a presidenta disse que "Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da Compadecida, Romance d'A Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta."

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a morte do escritor é “uma perda irreparável para a cultura nacional”. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), lamentou a morte de Suassuna e ressaltou a genialidade da obra e a grande falta que o escritor fará à cultura nacional.

O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, e o acadêmico Evanildo Bechara representam a academia no funeral de Suassuna. A ABL determinou luto oficial de três dias. Em nota, Cavalcanti lembrou o fato de que Suassuna é o “terceiro grande acadêmico” que a academia perde no espaço de um mês – ele se refere a Ivan Junqueira, morto no dia 3 de julho, e a João Ubaldo Ribeiro, no dia 18.