ASSINE
search button

Mostra cultural leva diversidade ao sul do Ceará

Compartilhar

Estão abertas as inscrições para os artistas que queiram participar da 16ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Até 31 de julho, grupos de artes cênicas, música, culturas populares, artes visuais, literatura e artes integradas podem se inscrever no edital pelo site do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Ceará: https://mostracariri.sesc-ce.com.br/.

A mostra está prevista para o período entre 7 e 12 de novembro, em diferentes cidades da Região do Cariri, sul do Ceará, que tem Crato e Juazeiro do Norte como epicentro. O objetivo é “apresentar um  panorama da produção artístico-cultural brasileira”, além de possibilitar a troca de conhecimentos entre as diversas áreas artísticas e regionais do país, de acordo com a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues. Ela disse que a mostra é a mais antiga entre as cerca de 40 promovidas pelo Sesc no Brasil - começou em 1999 - com o intuito de fomentar a cultura brasileira.

Para reforçar sua atuação no sul do estado, o Sesc do Ceará e a Universidade Federal do Cariri firmaram termo de cooperação, na última quarta-feira (13), para dar mais efetividade às parcerias existentes e ampliar as ações nas áreas de cultura, educação e assistência.

Márcia Rodrigues explicou que a Mostra Sesc Cariri de Cultura trabalha com as manifestações culturais de 28 municípios do sul do Ceará: "É um intercâmbio entre artistas locais e diferentes manifestações artísticas, da música, das artes visuais, do teatro, cinema, da literatura, mas também intercambiando com artistas de outras regiões do Brasil e do exterior”.

O edital é apenas para grupos brasileiros, e os artistas de outros países participam como convidados. Serão selecionados cerca de 40 grupos. “Não tem um número certo, vai depender do resultado do edital, a ideia é uma ocupação nessas cidades nos seis dias do evento. A mostra envolve a prefeitura local e todas as instituições artísticas da região. Muitas vezes, em função do que vem no edital, é feita a configuração da quantidade, quantos grupos de teatro, de dança, de música, em função da demanda”, segundo Márcia.

Ela acrescentou que a ação promovida pelo Sesc-Ceará tem apresentado resultados expressivos. No edital de 2012, foram 441 inscritos, com 513 trabalhos, no ano passado contabilizou 300 mil expectadores e a expectativa é que este ano chegue a meio milhão de pessoas, movimentando o turismo e a economia regional.

“Nós temos muito sucesso, porque era uma região não vista, esquecida no sertão nordestino, e que ganhou muita visibilidade na área artística. Agora consegue mostrar a riqueza do trabalho artístico que acontece lá. Nós exploramos o que existe nesse interior do Brasil e que o próprio brasileiro não conhece. Tem um grande incentivo para a cultura, para o desenvolvimento local da região, é um evento que as cidades já ficam na expectativa, porque movimenta o turismo, movimenta a economia local e a sustentabilidade da própria cultura”, completou.