ASSINE
search button

MAR comemora aniversário com exposição Encontro de Mundos

Mostra é primeira montada exclusivamente com obras de seu acervo

Compartilhar

O Museu de Arte do Rio – MAR celebra seu primeiro aniversário, em 1º de março, com a exposição Encontro de Mundos, que abre ao público nesta terça-feira (18/02). A mostra, pela primeira vez, reúne as obras doadas à instituição e faz uma leitura da diversidade das experiências abrigadas no museu. A curadoria é do diretor cultural Paulo Herkenhoff. Encontro de Mundos reúne mais de 160 obras de artistas como Aleijadinho, Guinard, Vik Muniz, Mestre Valentim, Ione Saldanha e Raul Mourão.

O ponto de partida é a instalação Modernismo Shamânico, de Sergio Vega, que representa o meio ambiente, os tempos culturais, a música, a arquitetura moderna, o design, a tecnologia, as instituições de arte, as tradições populares e a vida social do Brasil. Com a tapeçaria do século 17, de Albert Eckhout, O Combate dos Animais – A Anta e a Onça (Série as Pequenas Índias), a obra articula o encontro dos visitantes com os diversos mundos da coleção.

Mais que apresentar parte do acervo, a mostra busca envolver o público nas indagações acerca das finalidades de um museu. “Integradas ao acervo do MAR, as obras são rearticuladas entre si em termos simbólicos, criando sentidos e vínculos como nas hipóteses desta exposição”, afirma Herkenhoff. “Esses grupos que denominamos ‘núcleos significativos’, pensados sob os mais diversos pontos de vista, configuram as características do MAR como lugar de um possível de encontro de mundos”, completa.

A exposição, que fica em cartaz até o 25 de maio, será apresentada ao público dividida em núcleos: (Des)encontros com a natureza no imaginário de mitos e pseudo-ciênciaGeo ou a hegemonia política na representação do espaço socialCreio! A tolerância e a diversidade das religiões; e Vontade construtiva – A abstração geométrica como dimensão da modernidade no Brasil.

Serviço MAR – Museu de Arte do Rio

Horário de visitação

De 18 de fevereiro a 25 de maio de 2014.

Terça-feira, das 10h às 19h. De quarta a domingo, das 10h às 17h.

Ingressos R$ 8 | R$ 4 (meia-entrada)

Gratuidade: Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos

Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro

Telefone: 21 3031-2741

Mais informações: www.museudeartedorio.org.br