ASSINE
search button

'Praia do Futuro' trata de coragem, diz cineasta

Filme brasileiro concorre a Urso de Ouro no Festival de Berlim

Compartilhar

"Um filme sobre coragem e também sobre o temor da covardia". Assim o cineasta Karim Ainouz classificou sua nova obra "Praia do Futuro", que compete na 64° edição do Festival de Cinema de Berlim.    

O filme conta a história de um salva-vidas que se relaciona com um turista alemão após seu amigo morrer afogado na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ele então deixa a família no Brasil para morar com o amado na Alemanha.    

Ainda de acordo com o diretor, a coragem narrada na história incita seus personagens a mudar de vida, a se esquecer do passado e enfrentar novas possibilidades.    

Para Ainouz, a alienação é o principal elemento do filme. "Esse sentimento típico dos imigrantes que devem mudar de cidade, idioma e de costumes, muitas vezes renunciado a seu passado", disse.    

"A relação homossexual é um componente, não é o tema principal", concorda o protagonista, Wagner Moura. O intérprete esteve antes na Berlinale com o filme "Tropa de Elite", que venceu o Urso de Ouro em 2008.    

O cinema brasileiro está bem representando este ano na Alemanha, onde além de concorrer ao Urso de Ouro com "Praia do Futuro", tem outras duas películas na mostra "Panorama": "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, e "O homem das multidões" de Marcelo Gomes e Cao Guimarães.