ASSINE
search button

Centro de Arte Helio Oiticica inaugura duas exposições dia 18

Compartilhar

Pinturas em grandes formatos de Pablo Ferretti e escultura monumental de Zé Carlos Garcia propõem experiências instigantes nas duas mostras que serão inauguradas no próximo dia 18 no Centro de Arte Helio Oiticica, no Rio.

Nos óleos de Ferretti, em Sob as coisas vistas no céu, a diluição de imagens convida o espectador a decifrar fragmentos de memória, frações de lembranças diluídas pelo tempo, sensações vividas. Nada é o que parece. A poética do artista, cuja pintura se revela aparentemente inacabada, aponta para a impermanência: o vigor das imagens – virtuais, reais, fotográficas, do cotidiano – vai sendo diluído, refeito, remontado. “Não existem pontos de partida, nem fio, nem meada”, diz o artista.

Numa espécie de contraponto, Jogo, de Zé Carlos Garcia, tem um ponto de partida definido: a mesa de sinuca. Nessa obra, o artista, cujas esculturas resultam da manipulação de “corpos” prontos, “brinca” com vida, morte, sorte e acaso. A possibilidade de alterar formas inicialmente estabelecidas é uma das características das esculturas de Garcia, que surpreende com a criação de híbridos com potência alegórica e estética.

As dez pinturas de Pablo Ferretti e a grande escultura de Zé Carlos Garcia foram criadas especialmente para a mostra, que ficará em cartaz até 19 de janeiro de 2014. O projeto conta com texto das críticas e curadoras Daniela Labra e Kamila Nunes, autoras das entrevistas do catálogo, que será lançado ao longo do período da exposição.

 Os artistas

Pablo Ferretti - Nasceu em Porto Alegre, 1974. Graduado em Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem Mestrado em Pintura pelo Royal College of Art, Londres. Em 2008.09 ganhou bolsa anual para desenvolvimento do trabalho pelo Ridley Scott Associates, RSA Films Artist in Residence. Participou de coletivas em Londres, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

 Zé Carlos Garcia -  Natural de Aracaju, 1973. Graduado em escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Laje e vivenciou por dez anos a técnica e as suas possibilidades oferecidas pelo carnaval carioca. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Serviço

Sob as coisas vistas no céu – Pinturas Pablo Ferretti

Jogo – Escultura Zé Carlos Garcia

Centro Municipal de Arte Helio Oiticica

Rua Luís de Camões, nº 68, Centro -  Rio de Janeiro

Tels.: 21-2242.1012 | 21 2232.4213

Abertura: 18 de novembro, 18 horas

Período da exposição: até 19 de janeiro de 2014

Horários de visitação: 2º  a  6ª, de 10 às 18h; sábados e feriados, das 11h às 17h.

Não abre aos domingos

Entrada franca