ASSINE
search button

Artistas do Theatro Municipal fazem manifestação na Cinelândia

Compartilhar

Artistas e funcionários do Theatro Municipal do Rio de Janeiro realizaram nesta quinta-feira (24/10), nas escadarias do teatro, ato contra a atual gestão da fundação que administra o teatro, presidida pela atriz Carla Camurati. O ato contou com as apresentações dos corpos de balé e coral do teatro. A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro (FTM/RJ) está na esfera do governo estadual e responde pela gestão artística e administrativa do Municipal.

Os artistas distribuíram uma carta aberta à população, em que salientam a falta de comprometimento por parte da atual gestão com a programação da temporada oficial da FTM/RJ. “Desde a entrada da Carla Camurati, em 2007, na presidência da fundação, o declínio das atividades do teatro tem sido constante. As produções próprias do teatro, no campo da ópera, balé e concerto praticamente não existem. Para que se tenha uma ideia, somente agora em novembro é que estaremos realizando nossa segunda ópera no ano”, salienta o músico e cantor Zé Rescala, integrante do coro do teatro.  

Outra questão levantada pelos artistas durante o ato foi a  exibição de filmes no Municipal. Eles argumentam que as temporadas dos espetáculos realizadas, tradicionalmente, pelos corpos artísticos, foram desestimuladas e trocadas por sessões de cinema. “O teatro municipal não é cinema”, dispara Zé Rescala.

O cantor também cita o descaso da atual gestão da FTM/RJ com os artistas, técnicos e administrativos. “Qualquer reivindicação dos servidores do Theatro Municipal, seja do corpo artístico ou administrativo, é ignorada pela presidência da fundação. Questões como reposição salarial nem sequer são cogitadas ou estudadas”, finaliza Zé Rescala.